You are here

Escolas de Estância Velha, Santa Rosa e Marau recebem o Prêmio Sesi de Planejamento

 
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann, de Estância Velha, foi a grande vencedora do Prêmio Planejamento 2015 do Programa Consultoria para Educação de Qualidade do Sesi-RS. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, na sede da FIERGS. “Na visão que temos, a educação deve ser tratada como infraestrutura. Portanto, necessária tal qual uma estrada, ou imprescindível como a geração de energia”, disse o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, em seu pronunciamento.  “A construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida passa pela universalização de um sistema educacional forte, efetivo e eficiente. Desejamos que cada destaque concedido neste evento se transforme em estímulo para que todos se dediquem ainda mais ao desenvolvimento da educação no Rio Grande do Sul”, ressaltou. O diretor-superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo, destacou que é preciso mudar o modelo de educação do País, e que o Sesi está buscando isso. “Precisamos exercitar o desapego, conectar o presente e transformar o futuro”, afirmou. Com a consultoria, a escola de 648 alunos de primeiro ao nono ano, teve como principal resultado a redução da reprovação de 11% em 2013 para 5,9% em 2014. O caminho foi aulas inovadoras, que incentivassem os alunos, além da maior participação dos pais e o comprometimento dos estudantes.
           
As escolas municipais de Educação Infantil Olhar de Criança, de Santa Rosa, e Tio Luiz, de Marau, ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar. Este ano, o Prêmio Planejamento recebeu 38 inscrições de escolas públicas, oriundos de 19 municípios. Também receberam menção honrosa as escolas municipais Prof. Alfredo Schneider de Teutônia, Nelly Dahne Logemann de Horizontina e Homero Fraga de Nova Santa Rita. A avaliação foi baseada em critérios como envolvimento da comunidade, diagnóstico e plano de ação. 
 
O prêmio integra a Mostra de Boas Práticas do Programa com a apresentação dos trabalhos de escolas dos municípios de Barão, Boa Vista do Sul, Bom Retiro do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cerrito, Coronel Pilar, Fagundes Varela, Fazenda Vilanova, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Harmonia, Igrejinha, Monte Belo do Sul, Nova Prata, Osório, Parobé, Pedro Osório, Pelotas, Piratini, São José do Sul, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, São Marcos, Sapiranga, Teutônia, Triunfo, Tupanciretã e Vista Alegre do Prata. O objetivo é disseminar práticas e ações que as escolas tenham implementado a partir dessa tecnologia social do Sesi-RS.
 
A Consultoria para Educação de Qualidade consiste na implantação de um programa que apoia as escolas participantes a desenvolverem práticas pedagógicas e de gestão focadas na melhoria da qualidade da educação. Incentiva a participação da comunidade escolar na reflexão/identificação dos seus principais problemas e potencialidades; no planejamento e busca de soluções; no acompanhamento e monitoramento dos processos e resultados. É desenvolvida por meio de cinco encontros durante um ano e meio, totalizando 72h. 
         
O programa foi elaborado pelo Sesi-RS e desde 2008 já atingiu mais de 2.500 escolas públicas do Rio Grande do Sul, além da rede de escolas do Sesi do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso,  Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe.
 
FOTO: Dudu Leal 
 
 
 
Tags: