Você está aqui

Final do Torneio de Robótica FLL será neste sábado em Montenegro

No próximo sábado (2) acontece a grande final estadual do Torneio de Robótica First Lego League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), na Escola Sesi de Ensino Médio de Montenegro (rua Campos Neto, 455). São 26 equipes de escolas públicas, privadas, equipes de garagem e unidades do Sesi-RS de Esteio, Porto Alegre, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Montenegro, Gravataí, Horizontina, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Campo Bom, Parobé, Guaíba e Guaporé. O desafio desta edição é Hydro Dynamics. A água, como encontramos, transportamos, usamos ou descartamos.


O Torneio de Robótica vai muito além da montagem e programação de robôs. Os estudantes entram numa disputa em quatro categorias: Projeto de Pesquisa, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values. No Projeto de Pesquisa, cada equipe precisa identificar um problema relacionado ao uso da água como, por exemplo, na produção de alimentos ou energia. A partir daí, eles buscam e apresentam uma solução inovadora. No Desafio do Robô, um dos pontos altos da competição, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada, há atividades como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água.

Os robôs que cumprem essas missões, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os juízes levam em consideração, dentre outras pontos, o número e tipos de sensores utilizados, total de peças e acessórios, além da estratégia e programação. Por fim, os estudantes precisam mostrar na categoria Core Values que sabem trabalhar em equipe, lembrando sempre que é uma competição amigável.

Desde 2013, o Sesi é o operador oficial no Brasil do Torneio de Robótica FIRST LEGO League. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1.700 escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do Sesi de ensino fundamental e médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo, independentemente da participação no torneio. A competição fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

As equipes classificadas são: Liga da Diversão e Conectados (Sesi Campo Bom), LegoLaS (La Salle Carmo/ Caxias do Sul), Tecnoway (Escola de Ensino Médio Impulso/Caxias do Sul), CEB-LEG (Escola de EM Nossa Senhora do Horto/Dom Pedrito), Legorama (Sesi Esteio), Androids (Colégio Coração de Maria/Esteio), Amigos do Bloco CAT 47 (Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí), Aurea Tronic (EMEF Áurea Celi Barbosa/Gravataí), Os Legendários (Sesi Gravataí), Team Mystc (Sesi Guaíba), Water Friends (Sesi Guaporé), Future Diamonds (Escola Estadual de EF Farroupilha/Horizontina), Legonautas (Instituto de Educação São José/Montenegro), Just 4 Fun (Colégio Marista Pio XII/Novo Hamburgo), Parobskidsrobotic  e Team Monster (Sesi Parobé), Brainstorm e Lego of Legends (Escola Sesi de Ensino Médio de Pelotas), Galilegos (Colégio Santa Inês/Porto Alegre), Kvutzah Chai (Colégio Israelita Brasileiro/Porto Alegre),Elétrica  (EMEF Timbaúva/Porto Alegre), LegolSurdos (EMEF José Mariano Beck e Salomão Watnick/ Porto Alegre), Lobóticos (EMEF Heitor Villa Lobos/Porto Alegre),007 Legow  e Aventura Lego (Sesi Santa Cruz do Sul).

Publicado Terça-feira, 28 de Novembro de 2017 - 17h17

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat