Você está aqui

Pelotas sedia final do Torneio Sesi de Robótica

Into Orbit (Em òrbita) é o tema da temporada 2018/2019 do Torneio Sesi de Robótica First Lego League, que terá a final para equipes de escolas públicas, privadas e de garagem nos dias 26 e 27 de outubro, na Escola Sesi de Ensino Médio de Pelotas.

O desafio para estudantes de 9 a 16 anos é pesquisar sobre as questões relacionadas a viver e viajar no espaço. As 31 equipes, com até 10 alunos e um técnico, devem pesquisar e desenvolver projetos sobre como auxiliar a vida dos astronautas no espaço e/ou como melhorar a vida na terra com experiências espaciais.  Os alunos devem explorar temas como foguetes, satélites, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial e o quanto os astronautas são expostos a situações de estresse.  A final das equipes do Sesi-RS será nos dias 9 e 10 de novembro, em Bento Gonçalves.

O Torneio Sesi de Robótica First Lego League é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos. 

Em cada torneio, os estudantes precisam realizar quatro tarefas. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução. Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação. Conta pontos ainda o Projeto de Pesquisa com uma solução inovadora sobre o desafio da temporada. A solução é apresentada para os outros competidores e o público visitante nos torneios, e será avaliada pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe.

Desde 2013, o Sesi é o operador oficial no Brasil do Torneio de Robótica First Lego League. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1,7 mil escolas públicas e particulares. Atualmente, cerca de 400 escolas do Sesi de ensino fundamental e médio de todo o Brasil contam com o programa no currículo, independentemente da participação no torneio. A competição fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Este ano as equipes que participam desta final são: Androids (Colégio Coração de Maria, de Esteio), Aureatronik (EMEF Áurea Celi Barbosa,  de Gravataí), Bons Ventos (EMEF Osvaldo Bastos, de Osório), Brain Evolution (Colégio Teresa Verzeri, de Santo Ângelo), Bugs (Escola Horto Madre Raffo, de Porto Alegre), Capão Beach (EMEF Iglesias Minosso Ribeiro, de Capão da Canoa), CEB-LEG (Escola de Ensino Médio Nossa Senhora do Horto, de Dom Pedrito), Construtores SH (EMEF Saint Hilaire, de Porto Alegre), Equipe Game B (Escola de Ensino Fundamental Inácio de Quadros, de Guaíba), Evolutech (Colégio Evolução – AVAEC, de Veranópolis), Farroubots  (Colégio Farroupilha, de Porto Alegre), Future Diamonds (Escola Estadual de Ensino Fundamental Farroupilha, de Horizontina), Galácticos (Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul), Galilegos (Colégio Santa Inês, de Porto Alegre), GR7Robots (EEEM Guimarães Rosa, de Cachoeirinha), Hu5ky Bot5 (Pan American , de Porto Alegre), Ildobótica (EMEF Governo Ildo Meneghetti, de Porto Alegre),  Just 4 Fun (Colégio Marista Pio XII, de Porto Alegre), Kvutzá Chai (Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre), Legol Surdos (EMEF de Surdos Bilingues Salomão Watnick e EMEF José Mariano Beck, de Porto Alegre), Legonautas (Instituto de Educação São José, de Montenegro), Lobóticos (EMEF Heitor Villa Lobos, de Porto Alegre), Operários (EMEF São José Operário, de Horizontina), Reis da Robótica (EMEF Santa Rita de Cássia, de Guaíba), Siybot (EEEF Nehyta Martins Ramos, de Porto Alegre), Smart Bricks (Colégio São Judas Tadeu, de Porto Alegre), Star Destroyers (ADC GM, de Gravataí), Tecnobros (Escola de Ensino Fundamental do Horto, de Uruguaiana), Tecnoway (Rede de Ensino Caminho do Saber, de Caxias do Sul), Titantech (Colégio Anchieta, de Porto Alegre) e Veja (Colégio Marista Aparecida, de Bento Gonçalves).

Publicado quinta-feira, 18 de Outubro de 2018 - 0h00

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat