AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Road Show da FIERGS aproxima indústrias e startups para estimular a inovação

Workshop

Estimular a geração de ideias, projetos ou produtos aplicados às necessidades do setor é o objetivo do Road Show Conexão Indústria + Startup, que chegou à quarta etapa em Porto Alegre, nesta quarta-feira (20), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul. Antes, as cidades de Santa Cruz do Sul, Pelotas e Caxias do Sul sediaram o evento, que ainda ocorre no próximo dia 26 em Santa Rosa. O projeto surge a partir da interação entre startups e empresas de pequeno, médio e grande portes, com a proposta de buscar soluções inovadoras que resultem em empreendedorismo, negócios e oportunidades. “A FIERGS, juntamente com os sindicatos filiados, está atenta às novas formas de produzir e empreender com o uso de novas tecnologias e inovações que tendem a tornar a indústria gaúcha mais competitiva. Com este objetivo, realiza esse evento para estimular a cooperação entre empresas neste sentido”, declarou o presidente em exercício da FIERGS, Gilberto Ribeiro. 

Integrante do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na FIERGS, o Road Show é executado pelos Conselhos de Articulação Sindical e Empresarial (Conase) e pelo Conselho de Inovação e Tecnologia (Citec), em parceria com a Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (Reginp). “Queremos levar inovação para o dia a dia das empresas”, diz o coordenador do Citec, Daniel Randon. 

O presidente da Reginp, Carlos Aranha, lembrou que o Rio Grande do Sul é o Estado brasileiro com o maior número de parques tecnológicos, com 14 no total. “Também inclui 26 incubadoras e 220 startups incubadas, com geração de 15 mil empregos”, enumera Aranha. Ainda foi apresentado o case da Allexo Tecnologia, startup especialista em projetos de internet das coisas para o segmento comercial e industrial. 

Ao longo da tarde, os representantes de micro, pequenas, médias e grandes empresas, das startups, agentes de inovação participaram da dinâmica Indústria, Startup, Sindicatos, Incubadoras e Parques Tecnológicos, que aproxima todos os elos para estimular parcerias e produtividade. Após as cinco edições do Road Show, a FIERGS vai acompanhar o desenvolvimento dos projetos “Vamos acompanhar e buscar o resultado no curto e médio prazo e dar apoio, no quer for possível, para que esses negócios e oportunidades sejam concretizados”, explica Randon.

EDITAL DE INOVAÇÃO
Durante o evento, houve a entrega de três troféus do Edital Sesi Senai de Inovação, uma iniciativa que valoriza a inovação, ao financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Os projetos em destaque foram Poltrona Flexcomfort Connect Kids, da Artali Indústria Metalúrgica; Relação Variável Eficiente para Geração de Ar Comprimido, da Transmaq; e a prótese eletrônica de membro superior, da Machinae. Desde 2004, 759 projetos em todo o Brasil receberam mais de R$ 400 milhões em investimentos. Em 2018, são R$ 55 milhões disponíveis.


Crédito foto: Dudu Leal