AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Senai-RS é ouro em Robótica Móvel

Competição

A dupla do Senai de Santa Cruz do Sul  Cristiano de Castro Nunes e Emerson Luís Lemes Moraes foi a grande vencedora da seletiva da ocupação de Robótica Móvel para a WorldSkills 2019 que será realizada na Rússia. Eles foram os primeiros colocados após cinco dias de competições, durante a Olimpíada do Conhecimento,  em Brasília.  A medalha de prata ficou com a dupla de Santa Catarina e, a de bronze, com a equipe de São Paulo. Também participaram da disputa estudantes do Senai de Mato Grosso e Paraná. Os alunos gaúchos iniciarão, em janeiro de 2019, em Brasília, os treinamentos para a WorldSkills junto à equipe brasileira liderada pelo Senai. Caso atinjam as notas de corte e tenham bom desempenho nos treinamentos, Cristiano e Emerson integrarão a comitiva que representará o Brasil em Kazan.

Emerson Moraes relatou que a dupla enfrentou dias difíceis na arena de competições para vencer a seletiva. “Depois de tanta dificuldade, conseguir chegar onde a gente chegou é muito bom. Foi bem difícil, tivemos muitos problemas durante a competição. Mas no fim deu certo, a diferença em relação à equipe de Santa Catarina foi bem pequena. É muito emocionante sair vencedor”, destacou. Cristiano Nunes não conseguiu esconder a emoção no momento em que a equipe vencedora foi anunciada. “Treinamos por muito tempo, as coisas pareciam que não iam dar muito certo, mas no fim tudo se encaminhou. A gente chegou à competição, fez o nosso trabalho e está aí o resultado”, detalhou. “É muito gratificante num evento desse tamanho conseguir levar a medalha de ouro. É um sonho. Estamos prontos para treinar forte no ano que vem com a equipe brasileira para competir em alto nível na Rússia”, completou Nunes.

Esta foi a primeira medalha de ouro do Estado nas Seletivas WorldSkills 2019 e a quinta medalha na competição que está sendo realizada em 28 cidades, conforme a ocupação – são 36 no total. Nas provas, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho das profissões que escolheram, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade.  O grupo do Senai-RS, formado por 39 alunos, está participando em 34 profissões, e além do ouro, conquistou até agora três pratas (Jardinagem e Paisagismo, Design Gráfico e Pintura Decorativa) e um bronze (Logística).  

Porto Alegre sediará a competição de 16 a 20 de julho para escolher o melhor aluno do Senai do Brasil em Tecnologia de Mídia Impressa. A gaúcha Andressa Batista de Souza vai disputar a vaga para WorldSkills Kazan 2019 com outros  quatro competidores no Senai Artes Gráficas (Av. Assis Brasil, 8450)

As seletivas escolhem os melhores alunos do Brasil que vão representar o País no Worldskills 2019, na Rússia, torneio internacional de profissões. Na última edição, em 2017, o Senai gaúcho teve seis alunos representando o País em quatro ocupações. Conquistaram o ouro em Mecatrônica (Gustavo Andreola e Lucas Tochetto) e Tecnologia em Mídia Impressa (Murilo Antunes da Silva), prata em Joalheria (Andrei Chiesa) e certificado de excelência em Robótica Móvel (Theodoro Flores Cardoso e Guilherme Rabuske). O Brasil ficou em segundo lugar. 


Crédito foto: Sérgio Lima