AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Senai-RS e Sesi-RS estão na Mostra Inova

Tecnologia

 A Mostra Inova, que acontece juntamente com a Olimpíada do Conhecimento (OC 2018), até 8 de julho, em Brasília, tem 61 negócios inovadores desenvolvidos por equipes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi) de 13 Estados. As propostas foram escolhidas após análise de 310 inscritos. Do Rio Grande do Sul, participam três projetos, sendo dois do Senai-RS (Chapa de MDPC e Sistema automático para testes de trincas e fissuras em peças injetadas) e um do Sesi-RS (Simulador de Percepção de Riscos) . Os trabalhos selecionados estão distribuídos em duas categorias: Produto Inovador e Processo Inovador.

A Chapa de MDPC (Partículas de Média Densidade com Cortiça) é feita com resíduos de MDP (Medium Density Particleboard) com rolhas de cortiça trituradas depois de usada. É um produto que reutiliza resíduos da indústria moveleira e vitivinícola e pode ser usado como complemento na fabricação de móveis e na produção de itens decorativos. O produto foi criado no Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, em Bento Gonçalves, pelos alunos Cleiton Daniel Majolo, Giovani Guilherme Nicoletto, Mauricio Araldi e Taina Vitoria Ferretti, orientados pelo instrutor Daniel Gargioni.

Na categoria processo, o Rio Grande do Sul está com  o projeto Sistema automático para testes de trincas e fissuras em peças injetadas. O equipamento visa uniformizar a análise do ensaio de líquido penetrante na produção de peças seriadas, fornecendo uma melhora no processo, com redução de custos, retrabalho, tempo de execução e riscos de segurança aos operadores. Foi elaborado pelos alunos William Barbosa de Almeida, Jean Antônio Schafer Hofmann, Vitor Gomes da Silva e Jonatas de Jesus Macieira do Instituto Senai de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, orientados pelo professor William Carvalho Gomes.

 

 O Sesi-RS está na mostra com o SIM3D - Simulador de Percepção de Riscos para Redução de Acidentes de Trabalho. A ferramenta, desenvolvida através do Edital de Inovação para a Indústria, é um protótipo de um simulador de realidade virtual imersiva para uso em sensibilizações de trabalhadores para a correta identificação de riscos (físicos, elétricos, etc), identificando erros e acertos de cada usuário.

 

 Mostra de Ciências e Engenharia -  Além da Mostra Inova, o Sesi gaúcho está também com dois trabalhos na Mostra de Ciências e Engenharia, que também ocorre na OC 2018, na qual 48 equipes de estudantes do Sesi e do Senai apresentarão projetos de inovação científica e tecnológica para solucionar problemas reais. Os projetos são avaliados por uma equipe de especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e os estudantes recebem orientações técnicas para melhoria dos processos, fortalecendo a cultura científica da inovação e do empreendedorismo. Do Rio Grande do Sul estão os trabalhos Utilização de parábolas para a potencialização da geração de energia fotovoltaica, dos alunos Everaldo Silva da Silveira Júnior, Marlon Bender Bueno Rodrigues e Yasmim de Macedo Corrêa da Escola Sesi de Ensino Médio de Pelotas; e Fase II: Conhecendo para prevenir - Aditivos antimicrobianos naturais, dos alunos Mariana Jaques de Oliveira, Brenda Évelin da Silva e Gabriela Dorneles Griebeller, da Escola Sesi de Ensino Médio de Sapucaia do Sul.

Desafio de Robótica - No Desafio de Robótica na Indústria, evento demonstrativo organizado pelo Sesi, 48 equipes de estudantes de 14 a 17 anos do Sesi e do Senai desenvolvem robôs para executar missões de forma autônoma em uma arena compartilhada simulando processos de oito segmentos industriais: mineração, panificação, frigorífico, construção civil, máquinas e equipamentos, celulose e papel, veículos automotores e têxtil. O Sesi do Rio Grande do Sul participa do Desafio com três equipes: Líbrio (Escola Sesi de Ensino Médio de Montenegro), Sesi Sapucaia do Sul (Escola Sesi de EM de Sapucaia do Sul) e Amigos do Bloco 47 (Escola Sesi de EM de Gravataí).