Você está aqui

Sesi com Ciência ensina brincando

 
O projeto Sesi Com Ciência iniciou um processo de encantamento esta semana. Em sua primeira parada, em Caxias do Sul, crianças e adolescentes da cidade puderam, durante três dias, ter contato com os 60 experimentos do Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC-RS. “Esta é uma sala de aula moderna”, comenta o coordenador de Operações e Inovação do MCT, Luiz Marcos Scolari, enquanto crianças corriam por dentro do ginásio do Centro Esportivo do Sesi entre um experimento e outro. “Achei tri-massa”, disse Mateus Leonel Rodrigues de 12 anos. “Eu não poderia ir a Porto Alegre para conhecer o museu, e agora eu conheço”, destaca ele. A intenção é promover a popularização da ciência e da tecnologia nas escolas e comunidade, além de ensinar brincando. 
 
Marcos Pagani , professor da Escola Municipal Zélia Rodrigues Furtado, ressalta que o aprendizado é mais completo com os experimentos. “A vivência permite mais que a teoria”, lembra ele que levou 31 alunos de 11 anos. “Mesmo coisas que ainda não ensinamos em sala de aula, poderão ser lembradas no momento do aprendizado”, disse. Pagani ainda acrescentou a gratuidade e a itinerância como características importantes em uma realidade mais carente. “É uma experiência inesquecível”, ressalta. Já a professora Fernanda Bertoldo da Escola Municipal Ester Benvenuti lembrou que o MCI desmistifica a questão do museu ter que ser algo antigo. “Ele abre portas para que eles passem a observar”, lembra. O aluno Bernardo Pereira, de nove anos, conta que viu “coisas muito interessantes no espaço” ao sair do Planetário.   
         
O Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul foi montado no ginásio do Centro Esportivo do Sesi, com  cerca de 60 experimentos nas áreas de física, química, biologia e matemática, além de um minicinema 3D, com 50 lugares, e um Planetário Inflável.  “O conhecimento é o bem maior que um cidadão pode adquirir. E o Sesi-RS está levando a ciência e a cultura ao trabalhador da indústria e seus dependentes”, destaca o diretor superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo.  
 
Depois de Caxias do Sul, o Sesi Com Ciência estará em Santa Cruz do Sul, de 3 a 5 de novembro, no Parque da Oktoberfest, das 8h30min às 20h30min. E de 24 a 26 de novembro, estará no Centro de Atividades do Sesi, em Bento Gonçalves, das 8h30min às 20h30min. 
 
 
 
Publicado quinta-feira, 22 de Outubro de 2015 - 12h12

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat