Você está aqui

Sesi forma primeira turma no Ensino Médio em Pelotas

A primeira turma da Escola Sesi de Ensino Médio de Pelotas formou-se na noite desta quarta-feira (14), em cerimônia no Centro de Atividades do Sesi da cidade. O vice-presidente da FIERGS, Torquato Pontes, leu a mensagem do presidente Heitor José Müller:  “Métodos inéditos. Sistema de ensino pioneiro. Prédio moderno. Professores preparados. Alunos que souberam responder a esses desafios. Tudo isto se resume nesse ato, mas foi um longo caminho trilhado”, disse o industrial. “É por meio da educação que podemos ver um futuro para este País”, destacou Pontes. “Este foi o projeto-piloto, e ele deu tão certo, que teve sequência antes de fechar seu ciclo. Este ano, começou a funcionar a escola de Sapucaia do Sul e em 2017 iniciam as atividades em Montenegro e Gravataí. São 420 novas matrículas”, lembrou o diretor-superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo. 
 
“Além da qualidade de ensino e os materiais que usamos, o Sesi me deu  base para o futuro. Me sinto preparado para o que vem aí”, afirmou Mateus Vaz Silveira, que quer cursar Engenharia Elétrica. “Neste dia, queremos deixar nosso legado como a primeira turma que retorna à sociedade com opiniões divergentes, contudo sabendo lidar com as adversidades. A partir de hoje, encerra-se uma fase e inicia-se outra. Cada um de nós seguirá caminhos diferentes com seus obstáculos, mas sabendo que somos capazes de superá-los”, salientou Camila Mayumi Ishihara Sakuma durante a formatura. 
 
Jorge Waldomiro Silveira, pai de Mateus, contou que viu um amadurecimento muito grande do filho, com seu envolvimento com o estudo e a escola. “Além disso, o Sesi virou uma segunda família. Tinha toda a segurança de deixar o Mateus aqui. Só tenho a agradecer”, concluiu. 
 
O estímulo à inovação, criatividade, responsabilidade social, sustentabilidade e motivação são parte do dia a dia de estudantes e professores do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS). Inspirada nas melhores práticas nacionais e internacionais de educação, a metodologia tem o objetivo de preparar jovens para o mundo do trabalho com excelência acadêmica. A escola busca o desenvolvimento integral do estudante com a construção de competências e habilidades via resoluções de problemas pautados no mundo do trabalho e com uma avaliação desafiadora e motivadora do aluno. Em Pelotas, onde começou a funcionar em 2014, o projeto já foi reconhecido pelo MEC como uma das 177 instituições de todo o País exemplo de inovação e criatividade na educação básica. 
 
Os estudantes de Pelotas já têm no currículo premiações em mostras externas e torneios de robóticas. Somente este ano, 12 projetos foram aprovados na Mostra Jovem Cientista da Ufrgs, além de um prêmio nacional na Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas da UFMG, em Belo Horizonte. No dia 4 de janeiro, viajam à Tunísia com o projeto que venceu e Febrat de Minas Gerais para participar de uma feira internacional. 
 
Os alunos têm à disposição salas ambiente para as áreas de linguagens, matemática e ciências humanas, laboratórios para as atividades de ciências da natureza e infraestrutura específica para as aulas de teatro e música. A escola busca o desenvolvimento integral do estudante, que é instigado a resoluções de problemas pautados pelo mundo do trabalho.
 
Com turno estendido (são aproximadamente 5 mil horas de estudo), os alunos têm uma matriz curricular dividida da seguinte forma: 30% Código e Linguagens (português, literatura, línguas estrangeiras, artes, educação física), 50% Matemática e Ciências Naturais (química, física e biologia) e 20% Ciências Humanas (história, geografia, sociologia e filosofia). A trajetória do estudante é acompanhada por um professor, chamado de articulador, que orientará o aluno em seu projeto de vida, oferecendo oportunidades de aprendizagem e aprofundamento de conhecimentos independentemente do aproveitamento que o mesmo demonstre. A intenção é que todos cresçam, a partir de estudos de reconstrução, atividades de apoio ou desafios, conforme o ritmo de cada um. 
 
A partir do segundo ano, inicia a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) em cursos de qualificação profissional em Eletricidade e Automação. Outros desafios também serão propostos como os projetos de Educação Financeira, Robótica e Passaporte para o Empreendedorismo.
 
 
Crédito foto: Dudu Leal
 
 
 
Publicado quinta-feira, 15 de Dezembro de 2016 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat