Você está aqui

 
Uma escola de Ensino Médio voltada para preparar profissionais para o mundo do trabalho, alinhada à excelência acadêmica. Essa é a proposta da Escola de Ensino Médio Sesi Arthur Aluízio Daudt, que será inaugurada na próxima segunda-feira, às 16h, na cidade de Sapucaia do Sul. “Na nossa visão, a educação de qualidade deve ser tratada como imprescindível para o futuro do Estado. A construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida passa por um sistema educacional forte, efetivo e eficiente”, ressalta o presidente da FIERGS, Heitor José Müller. 
 
As aulas são realizadas em salas-ambiente específicas para cada área da aprendizagem: linguagens, matemática e ciências humanas, laboratórios de ciências da natureza e infraestrutura para teatro e música, com mesas que proporcionam a composição de grupos com perspectiva colaborativa. "Além das disciplinas tradicionais, o currículo inclui robótica, empreendedorismo, educação financeira e oficinas para o mundo do trabalho, essa em parceria com o Senai-RS. A escola foi construída para atender, em tempo integral, jovens, filhos de trabalhadores da indústria, inspirada nas melhores práticas de escolas nacionais e internacionais", informa a diretora de operações do Sesi-RS, Elaine Kerber.  Estímulo à inovação, criatividade, responsabilidade social, sustentabilidade e motivação fazem parte do dia a dia de estudantes e professores. Com turno estendido, são aproximadamente 5 mil horas de estudo e carga horária semanal de 30 horas para os professores.  
 
O primeiro projeto, lançado em 2013 na cidade de Pelotas, foi reconhecido neste ano pelo Ministério da Educação como uma das 177 instituições brasileiras exemplo de inovação e criatividade na educação básica. “Na Escola Sesi, nós temos um material de ótima qualidade, os professores estão sempre nos acompanhando, até mesmo via internet. Utilizamos muito a tecnologia para o aprendizado, algo que nos acrescenta muito”,  comenta a aluna da escola de Pelotas, Fernanda Angillo. A escola disponibiliza um tablet e um notebook por estudante, além de recursos audiovisuais e didáticos. Outro destaque é o tipo de avaliação, que propicia o crescimento constante, pois o jovem é desafiado frequentemente, independente do nível de desempenho. Os estudantes já colhem frutos: premiações em mostras externas e torneios de robóticas. No segundo ano, inicia a parceria com o Senai-RS em cursos de qualificação profissional em eletricidade e automação, ou seja, o aluno sai com o diploma do ensino médio e com uma profissão. 
 
A escola de Sapucaia do Sul, cujas aulas iniciam no dia 22 de fevereiro, está localizada na rua Lúcio Bitencourt, 1.080. No primeiro ano, serão cem alunos, divididos em quatro turmas. 
 
FOTO: Divulgação 
 
Publicado quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat