Você está aqui

Sesi-RS premia escolas municipais por melhor planejamento

As escolas municipais Antônio de Oliveira Carvalho, de Capela Santana, Garibaldi, de Pelotas, e Paraíso da Criança, de São José do Inhacorá, são as vencedoras do Prêmio Planejamento 2014 do Programa Consultoria para Educação de Qualidade do Sesi-RS. A classificação (primeiro, segundo e terceiro lugar) será conhecida durante a cerimônia, que acontece dia 27 de novembro, a partir das 13h30min, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. Este ano, o Prêmio Planejamento recebeu 52 inscrições de escolas públicas, oriundos de 19 municípios. Também ganharão menção honrosa as escolas municipais Santo Inácio de Loyola, de Salvador do Sul, e Estrelinhas do Recanto, de São Vendelino.  A avaliação foi baseada em critérios como envolvimento da comunidade, diagnóstico e plano de ação. 
 
O prêmio integra a Mostra de Boas Práticas do Programa com a apresentação dos trabalhos de escolas dos municípios de Barra do Ribeiro, Boa Vista do Buricá, Bom Jesus, Cachoeira do Sul, Canela, Chuvisca, Dom Feliciano, Doutor Maurício Cardoso, Encruzilhada do Sul, Estância Velha, Gramado, Horizontina, Ipê, Mariana Pimentel, Marau, Montenegro, Muitos Capões, Nova Santa Rita, Panambi, Porto Alegre, Pantano Grande, Paverama, Rosário do Sul, Santa Rosa, São José do Norte, São José dos Ausentes, São Pedro do Sul, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes, Teutônia, Tramandaí, Tucunduva e Tuparendi. Neste ano, a metodologia do programa foi adaptada e desenvolvida na Secretaria de Educação de Caxias do Sul e em 2015 o programa será desenvolvido junto às escolas. O objetivo é disseminar práticas e ações que as escolas tenham implementado a partir dessa tecnologia social do Sesi-RS.
 
A Consultoria para Educação de Qualidade consiste na implantação de um programa que apoia as escolas participantes a desenvolverem práticas pedagógicas e de gestão focadas na melhoria da qualidade da educação. Incentiva a participação da comunidade escolar na reflexão/identificação dos seus principais problemas e potencialidades; no planejamento e busca de soluções; no acompanhamento e monitoramento dos processos e resultados. É desenvolvida por meio de cinco encontros durante um ano e meio, totalizando 72h. 
         
Neste ano, a metodologia do programa foi adaptada e implementada junto a equipe interna da Secretaria de Educação de Caxias do Sul e em 2015 o programa será desenvolvido junto às escolas da sua rede de educação.
O programa foi elaborado pelo Sesi-RS e desde 2008 já atingiu aproximadamente 2.500 escolas estaduais e municipais do Rio Grande do Sul, além da rede de escolas do Sesi do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso,  Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe.
Publicado quinta-feira, 20 de Novembro de 2014 - 11h11

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat