Você está aqui

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) tem como meta ampliar a sua atuação em educação, propagando sua metodologia baseada na educação para o mundo do trabalho, e consolidar a sua atuação em promoção da saúde e segurança na indústria. “Nossa metodologia é contextualizada no mundo da indústria. E ela é usada não só nas escolas de ensino médio, mas também no programa  aprender@aprender (turno inverso) e na Educação para Jovens e Adultos (EJA)”, ressalta o superintendente do Sesi-RS, Juliano Colombo. Ele cita como exemplo a Robótica que é trabalhada em toda a educação. A meta é aumentar as matrículas de 76 mil em 2017 para 108 mil, com destaque para o EJA. “O trabalhador tem que estar cada vez mais preparado para a transformação que as indústrias estão passando, com o aumento da automação”, destaca Colombo, “e a educação é o caminho para esta mudança”. 


O Sesi atingiu com seus serviços quase 400 municípios, alcançando 80% do total do Rio Grande do Sul. “Por meio da mobilidade e da virtualidade, vamos capilarizando o atendimento que este ano chegou a 9,6 milhões”, diz.

O Sesi-RS inaugurou este ano duas escolas de ensino médio em Montenegro e Gravataí. As novas unidades se juntam a Pelotas e Sapucaia do Sul, que já apresentam resultados significativos. Alunos de Pelotas participaram de mostras científicas internacionais na Tunísia e na Escócia e novos projetos já se credenciaram para participar de eventos em Portugal e nos Estados Unidos. Além disso, houve um aperfeiçoamento da plataforma de serviços dos cursos de educação continuada. “O mais importante das ações do Sesi-RS nesta área é a influência que estamos tendo junto às comunidades, para que haja uma mudança significativa na educação do País”, relata Colombo.

A inauguração do Centro Integrado de Saúde de Canoas, em junho, marcou um passo importante do Sesi-RS na área. O novo espaço já atua com o sistema integrado de serviços de segurança do trabalho e promoção da saúde do trabalhador.  “A ideia é ter cada vez mais a atuação voltada para promoção da saúde e prevenção de doenças, seja por meio de exercícios físicos, alimentação saudável, odontologia e vacinação, contribuindo para o bem estar e a consequente produtividade da empresa”, disse o superintendente. Em todo o Estado, o Sesi atendeu 215 mil trabalhadores com serviços de Saúde.

O Sesi gaúcho também sedia o Centro de Inovação Sesi em Fatores Psicossociais, que integra uma iniciativa nacional que tem como propósito desenvolver soluções para desafios da indústria na área de Segurança e Saúde.  Em 2018, o Centro de Inovação, que tem como parceiros a Escola de Saúde Pública de Harvard e o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional, atuará com um portfólio de produtos e serviços disponíveis para as empresas, além de manter o desenvolvimento de pesquisas e projetos aplicados a necessidades da indústria brasileira. “Vamos ampliar a atuação da consultoria do Sesi-RS buscando esse atendimento customizado junto às indústrias”, conclui Colombo.

Publicado quarta-feira, 20 de Dezembro de 2017 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat