AV. ASSIS BRASIL, 8787, SARANDI, PORTO ALEGRE-RS | CENTRAL DE ATENDIMENTO 0800 51 8555 

Você está aqui

Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho para a Indústria da Construção - PNSST IC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De abrangência nacional, é fruto da parceria do SESI com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e com os representantes estaduais do Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON). É um programa de inovação tecnológica desenvolvido especialmente para atender às demandas deste segmento, com ênfase na redução dos acidentes fatais e incapacitantes.

- Programa de Sensibilização e Treinamento – PST
 
Consiste em um programa educativo que visa ampliar o acesso dos trabalhadores da Indústria da Construção às informações sobre SST, priorizando temas de maior relevância para a prevenção dos acidentes fatais e incapacitantes. São três módulos de treinamento de uma hora cada, versando sobre “Prevenção de Quedas”, “Soterramento” e “Choque Elétrico”.
 
- Diagnóstico de Prevenção de Quedas para a Indústria da Construção (DPQ)
 
Intervenção técnica nos canteiros de obras, em atendimento à NR-18, com objetivo de contribuir para a redução dos acidentes de trabalho fatais e incapacitantes, ocasionados por quedas, soterramentos e choques elétricos na indústria da construção.
 
- Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT)
 
Atividade prevista na norma NR-18 do Ministério do Trabalho e Emprego, trata-se de um plano para garantir condições de segurança e saúde nas atividades e instalações de uma construção. É elaborado com base no projeto e no cronograma de cada obra e leva em consideração os riscos de acidentes e de doenças do trabalho nas suas diversas fases, estabelecendo medidas preventivas para cada um dos riscos. O PCMAT deve trazer, entre outras ações, o projeto de proteções coletivas contra quedas,  a especificação de equipamentos de proteção individual, o lay-out do canteiro de obras, o dimensionamento da área de vivência como refeitório e sanitários, o sistema de sinalização de riscos e as rotas de escape em caso de emergência. Pode-se, dessa forma estabelecer um sistema de gestão de segurança e saúde de uma obra.
 
- Serviços Técnicos Integrados
 
Consiste em um programa que abrange ações do Programa de Sensibilização e Treinamento (PST), Diagnóstico de Prevenção de Quedas (DPQ), Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), adaptados à realidade da indústria da construção.
 
Para mais informações entre em contato com a Central de Relacionamento: 0800518555.