Você está aqui

Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional - PCMSO

Instituído pela NR-7/Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é caracterizado por um conjunto de ações realizadas por equipe multidisciplinar, voltada para a promoção da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores.
 
Baseado no perfil da população, nos perigos e fatores de riscos identificados no ambiente de trabalho, o programa inclui consultas clínicas ocupacionais (exames admissionais, periódicos, demissionais, mudança de função e retorno ao trabalho), exames complementares e, opcionalmente, verificação do status de vacinação, avaliação dos fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis com foco em hipertensão, diabetes e danos potenciais referentes ao sedentarismo, orientações preventivas individuais e ações educativas coletivas.
 
Com o PCMSO como um instrumento de monitoramento e análise para a prevenção e gestão das questões relacionadas à saúde dos funcionários, a indústria, em conjunto com o SESI-RS, poderá monitorar, priorizar e conduzir as mudanças e melhorias necessárias no ambiente de trabalho, no processo produtivo e na proteção das pessoas.
 
Consultas e Exames Complementares do PCMSO: disponibilização de exames visuais (teste de acuidade visual), pulmonares (espirometria), radiológicos, audiométricos, laboratoriais e de imagem, necessários ao cumprimento do Programa. São também realizadas avaliações psicossociais por psicólogos, em trabalhador que já atua ou que irá atuar em trabalhos em espaço confinado e/ou em altura. Essas avaliações são realizadas por meio de análise da história clínica pessoal e ocupacional do trabalhador, com a aplicação de testes psicológicos específicos, e geram um parecer que servirá de auxílio ao médico do trabalho no julgamento da aptidão para esta função. 
 
A legislação vigente, com base nas NR-33 e NR-35, exige que sejam avaliados os riscos psicossociais quando da emissão do ASO para essas funções.
 
Para mais informações entre em contato com a Central de Relacionamento: 0800518555.