Você está aqui

Contraturno Escolar

No Contraturno Escolar do Sesi é assim: o conhecimento transforma as crianças para que elas transformem o mundo.

Um modelo de aprendizagem baseado na robótica, na pesquisa e no desafio ético, considerando hipóteses e busca de informações, instigando o pensamento científico. No Contraturno Escolar, as crianças constroem projetos de seu interesse com autonomia, criatividade e motivação para o empreendedorismo.

INSCRIÇÕES ABERTAS! Para crianças de 6 a 12 anos

Para registrar seu interesse ou receber mais informações, clique no botão abaixo ou role até o formulário no fim da página.

O Programa tem como propósito contribuir para o desenvolvimento integral da criança. Promove ações educativas que visam o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, do raciocínio lógico e da linguagem, possibilitando que a criança se perceba como sujeito atuante de sua trajetória de vida.

As ações educativas propostas no Programa desenvolvem o pensamento criativo, empreendedor, tecnológico e científico, estimulando atitudes e comportamentos indispensáveis para a vida em sociedade.  São promovidos ambientes de aprendizagens que desenvolvem na criança a sua capacidade de resolver problemas de maneira crítica, dinâmica, sistêmica e empreendedora, atendendo aos desafios do mundo contemporâneo e contribuindo para uma convivência social digna e respeitosa, além de prepará-lo para o futuro de maneira promissora e saudável.

  • Para crianças de 6 a 12 anos.
  • Matriculadas no ensino fundamental.
  • Duração: 1 ano.
  • Turnos: manhã ou tarde.
  • Programa voltado, preferencialmente para dependentes de trabalhadores da indústria e comunidade

Compareça em uma unidade do Sesi com os seguintes documentos:

  • Aluno: RG ou Certidão de Nascimento, Carteira de Vacinação, 1 foto 3x4, comprovante de matrícula no ensino fundamental.
  • Responsável: RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de trabalho ou último contracheque do trabalhador da indústria.

 

O Contraturno Escolar do Sesi está disponível, em nossas unidades, nos seguintes municípios do Rio Grande do Sul: Campo Bom, Erechim, Estrela, Gravataí, Guaíba, Guaporé, Marau, Parobé, Rubem Berta, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Teutônia.

 O SESI/RS acredita que a promoção de uma educação de qualidade implica em desenvolver projetos de aprendizagem nas áreas de Letramento Científico, Tecnologias Educativas, Esporte e Cultura. Implica em estimular a leitura, a curiosidade e a competência de solucionar situações-problema.

Na busca de soluções de situações-problema, aprendem a desenvolver estratégia de enfrentamento, planejando etapas, estabelecendo relações e refletindo sobre as suas ações, tendo em vista construir novos sentidos para a sua aprendizagem.  Nessa metodologia, desenvolvem noções de pesquisa, aprendendo a formular questões a partir de situações reais, a consultar, a experimentar, a organizar dados, a sistematizar resultados, a validar soluções, desenvolvem raciocínio, constroem autoconfiança e sentido de responsabilidade.

Por meio de projetos, ampliam sua autonomia e capacidade de comunicação e de argumentação articulando o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar. Assim, a proposta pedagógica tem como finalidade desafiar o educando, na busca da autonomia, numa prática constante de ação-reflexão-ação, respeitando seu tempo e espaço de aprendizagem, bem como suas vivências.

O SESI quer, nesse espaço de tempo, que a criança e o pré-adolescente, mobilizem saberes culturais, científicos e tecnológicos que permitem o saber aprender, saber fazer e saber conviver.

No decorrer de 2019, apenas nas unidades de Bento Gonçalves, Esteio, Montenegro e São Leopoldo, a nova proposta metodológica deste programa será oferta baseada em trilhas de aprendizagem, ampliando a faixa etária de atendimento. de 6 a 10 anos e de 11 a 15 anos.


Para mais informações entre em contato com a Central de Relacionamento: 0800518555.
Benefícios

O Contraturno Escolar do Sesi propicia benefícios para o trabalhador e para a indústria.

Trabalhadores mais produtivos em função da segurança e tranquilidade quanto ao cumprimento de suas responsabilidades familiares;
Tranquilidade e segurança dos trabalhadores com relação ao desenvolvimento de seus filhos;
Possibilidades de transformação da realidade das crianças e de sua família com relação a aspectos sociais, ambientais e culturais.
Registro de Interesse
Preencha o formulário para iniciar o processo de inscrição. A matricula do aluno está condicionada à disponibilidade de vagas.

Sesi - Educação Contraturno