Você está aqui

Atletas de todo o Brasil aprendem na Escola do Chimarrão

Para iniciados ou nem tanto, a Escola do Chimarrão chama a atenção de atletas e visitantes que frequentam o Centro Esportivo do Sesi, em Bento Gonçalves (RS), onde se realizam até domingo os Jogos Nacionais do Sesi 2010. Gaúchos ou não, a escola é um local de reunião diária para conhecer a bebida ou, simplesmente, jogar conversa fora. Com sede localizada em Linha Travessa, a oito quilômetros do do centro de Venâncio Aires, a escola ensina as qualidades da bebida consumida pela grande maioria dos gaúchos. Temporariamente, ela se transferiu em um ônibus para a Serra gaúcha, como parte integrante dos Jogos. O seu diretor executivo, Pedro José Schwengber, diz que a erva mate é conhecida desde o descobrimento do Brasil e "tem mais qualidades do que o café". O gaúcho Ronei Calouvers, de Bento Gonçalves, toma chimarrão diariamente, hábito que adquiriu com o pai e a mãe. Já Jorgiana, jogadora de vôlei de quadra do Coave, do Piauí, experimentou e aprovou a bebida em Bento Gonçalves. "É amarga e quente, mas desce gostoso. Com este frio, então, foi uma benção".

O chimarrão é preparado com água quente "não fervida", lembra Pedro José. A erva mate é moída mas pode ter, no máximo, 30% de palito. Muitos gaúchos tomam o chimarrão nas primeiras horas da manhã, mas o diretor executivo da escola aconselha que ela seja "sorvida logo depois das refeições", no lugar do tradicional cafezinho. A matéria-prima do chimarrão é rica em sais minerais, três vezes mais potente que o chá verde e duas vezes mais que o vinho. Pedro José garante que "quem toma chimarrão vive mais e melhor".

O paraibano Kelson, trabalhador de uma fábrica de bicicletas em Teresina, no Piauí, experimentou o chimarrão, pela primeira vez, na sua cidade. Um caminhoneiro gaúcho foi quem lhe apresentou a bebida. No primeiro gole sentiu um gosto estranho e muito quente. Quando viu a tenda da Escola do Chimarrão armada na manhã desta quinta-feira (22), ao lado do campo de futebol no Centro Esportivo do Sesi, resolveu testar "para ver se era tão quente como da primeira vez". O jogador de futsal tomou o primeiro chimarrão, o segundo, o terceiro. Gostou, muito mais do que a primeira vez. "Não sei se foi aqui, por causa do frio, mas ficou melhor", comentou.

Publicado sexta-feira, 23 de Abril de 2010 - 0h00