Você está aqui

Bento Gonçalves se prepara para receber Jogos Nacionais do Sesi

Bento Gonçalves se prepara para sediar, de 21 a 24 de abril, os Jogos Nacionais do Sesi. Serão 1.020 atletas trabalhadores de 170 empresas de todo o Brasil, que competirão nas seguintes modalidades: atletismo, futebol de campo, futebol sete máster, futsal, natação, tênis de mesa, tênis de quadra, vôlei de praia, vôlei e xadrez. Além do título de campeão brasileiro, a vitória Além do título de campeão brasileiro, a vitória nas modalidades de atletismo, futebol, natação, tênis de mesa, tênis de quadra, voleibol, vôlei de praia trio e xadrez garante o carimbo no passaporte para os Jogos Internacionais, que, neste ano, acontecem em Tallinn na Estônia, em julho. A competição deverá mobilizar cerca de 1.400 pessoas diretamente, que movimentarão a economia do município, iniciando pela rede hoteleira (8,5 mil diárias).

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) prepara-se para os jogos com a realização de uma série de reformas nos locais que receberão as provas, incluindo o Centro Esportivo, o Centro de Atividades (CAT) e o Ginásio de Esportes do Sesi. No primeiro, a reforma no gramado do campo de futebol e a impermeabilização da arquibancada estão em fase de conclusão. Outras melhorias, como ampliação e reforma do gramado do campo de futebol sete, troca do alambrado, construção de arquibancadas, melhoria do sistema de iluminação e reforma nos vestiários, também estão sendo realizadas. No CAT, as salas estão sendo preparadas para acolher as equipes de trabalho técnicas e de apoio. Já o Ginásio de Esportes do Sesi está em plena reforma, com a ampliação da quadra, construção de novos vestiários e substituição do sistema de iluminação. O trabalho vem sendo feito há meses para que tudo funcione perfeitamente em abril.

Outras entidades onde ocorrerão as competições (ginásio municipal, Clube Caça e Pesca e Sest/Senat) estão se adequando às exigências estabelecidas pelo Sesi Nacional. O Clube Caça e Pesca, por exemplo, investiu e já reformou totalmente o complexo de piscinas. O local receberá cobertura móvel e arquibancadas para o maior conforto dos atletas e do público que prestigiará as competições de natação. Também vão sediar competições o Dall‘Onder Grande Hotel, Estádio Parque Montanha dos Vinhedos, novo estádio do Clube Esportivo, o S.E.C. Flamengo de São Valentin e Estádio Municipal da Montanha. Os principais árbitros do Rio Grande do Sul, líderes dos rankings das federações especializadas em cada modalidade disputada nos jogos, estão confirmados para as competições.

Os Jogos Nacionais do Sesi fazem parte da política da instituição, que defende o esporte como promotor do desenvolvimento humano, da participação e inclusão, da saúde e da qualidade de vida, da superação da elitização em práticas culturais e da descoberta de talentos. O superintendente regional do Sesi-RS, Edison Lisboa, destaca ainda que o esporte desenvolve a criatividade, o espírito de equipe, a solidariedade, a perseverança, o comprometimento e a liderança. "E todas essas características possibilitadas pelo esporte são exigidas no trabalho e na vida cotidiana dos cidadãos", salienta. Lisboa também lembra que a competição fortalece a autoestima e o vínculo do empregado com a empresa que ele defende. "Além disso, questões que o atleta levará para toda a vida, como conhecer novas pessoas e lugares", comenta.

Defendendo a terra

Para esta edição, as empresas gaúchas classificadas são Marcopolo (futebol sete máster, vôlei feminino e masculino, e atletismo), Randon (atletismo e natação), Yara Brasil (futsal masculino), Perdigão (tênis masculino), Jonh Deere Brasil (vôlei trio masculino), Harwar (atletismo), Voges (atletismo), Construtora Nima (natação), Camargo Corrêa (natação), Tecbrasil (natação), Correios (natação) e Fras-le (natação). Os gaúchos competirão contra empresas como a Renault, Copel, Volvo, Embraco, Kraft,Tupy e Weg.

Publicado segunda-feira, 29 de Março de 2010 - 0h00