Você está aqui

Escolas gaúchas recebem distinção por trabalho pela cidadania

Estudantes disputaram o Prêmio Construindo a Nação

Na próxima quarta-feira (dia 2) serão destacadas as escolas gaúchas vencedoras do Prêmio Construindo a Nação 2006/2007. Realizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), integrante do Sistema FIERGS, a iniciativa tem como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de cidadania com a participação de alunos da rede pública e privada. A meta é torná-los protagonistas de ações voltadas às necessidades das comunidades em torno de suas escolas. O Prêmio tem a promoção do Instituto Cidadania Brasil e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A grande vencedora no Rio Grande do Sul é a Escola Estadual de Ensino Médio Albatroz, de Osório, com o projeto ''Mostra de Trabalho, Consumo e Renda''. Com grande parte de alunos já trabalhando ou em busca de colocação no mercado de trabalho, a escola já conhecia a importância de despertar o empreendedorismo nos estudantes. Por iniciativa do grupo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), o projeto estimulou a produção de peças artesanais, como artigos de crochê e velas. Os produtos foram mostrados em exposição na comunidade e a renda obtida pelas vendas foi revertida para os alunos.

Outras escolas também serão agraciadas com a distinção. O Colégio São José, de São Leopoldo, na categoria Destaque Social; o Instituto Estadual de Educação Olívia Lahm Hirt, de Igrejinha, e o Colégio Coração de Maria, de Esteio na categoria Honra ao Mérito.

A cerimônia tem início às 17h, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Na ocasião também será realizado o lançamento da edição 2007/2008. Todas escolas pública e privada do Ensino Médio, nas modalidades regular e EJA, podem participar do Prêmio.

Publicado segunda-feira, 30 de Abril de 2007 - 0h00