Você está aqui

Dicas de estudo: como se concentrar, o melhor horário, dicas de pausa e ferramentas para otimizar o estudo em casa.

Estudar de casa pode ser desafiador. Afinal, o ambiente que normalmente era reservado a momentos de descanso, lazer e outras atividades agora virou sala de aula! Para ajudar na adaptação, em especial para nossos alunos da EJA e do Ensino Médio, trouxemos algumas importantes dicas de estudo:

Siga uma rotina: 
Busque uma rotina similar à que seguia em seu dia a dia: acordar cedo, tirar o pijama e se vestir, fazer a refeições nos horários habituais. No horário em que você normalmente estaria na escola, foque nas atividades propostas por seus professores.

Defina um local de estudos:
Escolha um ambiente tranquilo para realmente focar nas atividades enviadas, onde você não seja distraído pelo que acontece ao redor.

Tenha equilíbrio:
Realize pequenas pausas, de aproximadamente 20 minutos, semelhantes aos intervalos que ocorrem na escola. Isso tornará seus momentos de estudos mais prazerosos e eficientes.

Conecte-se com seus colegas:
Mantenha contato com seus colegas. Em muitos momentos, vocês poderão trocar informações relevantes e esclarecer dúvidas uns com os outros. Para isso, vocês poderão utilizar a ferramenta Teams, do Office 365, disponível no portal SESI de Educação.

Tenha uma agenda:
A agenda é uma ferramenta indispensável para ajudar você a se organizar e ser mais produtivo em seus estudos. Você pode usar a agenda para criar um plano de estudos, compromissos e metas para a semana, etc. Além da agenda, listas de atividades também podem ser úteis. Para isso, você pode utilizar a ferramenta OneNote, do Office 365, disponível no portal SESI de Educação. 

Algumas Ferramentas que podem ajudar:

  • OneNote: Aplicativo para criar notas e listas, organizar atividades, criar e compartilhar anotações em grupo. Disponível no portal SESI de Educação. 
  • Microsoft Teams: Plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos e integração de aplicativos entre grupos. Também disponível no portal SESI de Educação. 
  • Keep: Aplicativo do Google que permite guardar suas ideias em forma de notas, listas ou lembretes em áudio de onde você estiver.
  • Google Agenda: Perfeito para organizar suas atividades e tarefas. Permite compartilhar a agenda com outras pessoas.
  • Google Duo e Google Hangouts: Aplicativos para videochamadas que permitem mais de dois participantes.
  • APP Kindle: Aplicativo para transformar seu telefone celular em um aplicativo de leitura. Neste período, apresenta ainda várias obras gratuitas
  • InClass: Permite visualizar horários, fazer anotações com fotos, áudios e documentos e fazer gravações de áudio usando outros apps ao mesmo tempo. As anotações completas e interativas ainda podem ser compartilhadas
  • Week Plan: O objetivo deste aplicativo não é focar nas demandas diárias e imediatas, mas distribuí-las e conseguir organizar a agenda de atividades por prioridades. Em formato de calendário, você acompanha o desenvolvimento das tarefas e pode convidar outros usuários para participarem do seu planejamento.
sexta-feira, 25 de Setembro de 2020 - 18h18

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat