Você está aqui

Confiança da indústria gaúcha é a mais baixa desde 2005

 
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS) caiu 0,7 ponto na passagem de setembro para outubro, somando 35,2 pontos. O resultado, divulgado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), é o mais baixo da série histórica, iniciada em 2005. “O cenário econômico para o setor fabril no Estado continua se deteriorando. Os fatores já são bem conhecidos e se retroalimentam: aumento dos juros, dos custos de produção, da inflação e do desemprego, aperto fiscal e queda da demanda interna, somados à grande incerteza provocada pela turbulência política. A crise avança e parece distante de ser revertida”, avaliou o presidente da entidade, Heitor José Müller.
 
Na percepção dos empresários, o principal motivo para a queda da confiança foi a degradação das condições atuais, cujo indicador recuou de 29,2 pontos para 26,3. Neste item, o maior impacto negativo veio da desaceleração na economia brasileira (18,8 pontos para 16,8). As condições da empresa também se agravaram, recuando de 34,7 pontos para 31. Apenas a visão sobre a e economia gaúcha melhorou, de 16,9 para 17,7.
 
O Índice de Expectativas seguiu a mesma trajetória e refletiu um maior pessimismo dos industriais gaúchos para os próximos seis meses: desacelerou de 40,5 pontos, em setembro, para 39,8 pontos, em outubro. Ficou somente 0,8 ponto acima do apurado em março de 2015, o menor já registrado. As perspectivas dos empresários com o futuro pioraram tanto para a economia brasileira (27,8 pontos) quanto para as próprias empresas (46,3 pontos).
 
Elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.
 
 
 
Publicado quarta-feira, 28 de Outubro de 2015 - 16h16

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat