Você está aqui

Os novos representantes dos seis Conselhos Consultivos Unificados do Sesi e do Senai na região do Vale do Sinos, Caí e Encosta da Serra tomaram posse nesta quarta-feira (10), em cerimônia na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico de São Leopoldo (Sindimetal-RS).

Os representantes das cidades de Esteio, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul atuarão no triênio 2018-2020. “Estamos dando um passo importante para a maior eficiência e integração do Sesi e do Senai. O empresário industrial é inquieto, sempre visando à melhoria contínua e essa característica nos levou à decisão de unificar os conselhos das duas instituições”, afirmou o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. 

No dia 10 de julho de 2018, foi aprovada na FIERGS a criação dos Conselhos Consultivos, de atuação unificada, em regiões atendidas pelo Sesi e pelo Senai. Esta resolução, reduziu o número de Conselhos Consultivos no Estado, que passou de 87 para 27, sendo seis na região do Vale do Sinos, Caí e Encosta da Serra. “Com a nova normatização, a nominata passa a ser elaborada a partir das indicações dos sindicatos patronais atuantes na área de abrangência dos conselhos”, relata o presidente do Sindimetal-RS, Raul Heller, que atua no Sistema Sesi e Senai há mais de 30 anos. “Assim, teremos, neste ambiente, empresários e gestores realmente comprometidos com o setor industrial e as entidades que os representam”, completou. O presidente da FIERGS ressaltou que todos os conselheiros têm a vocação para o associativismo. “Queremos que esse exemplo seja ampliado”, destacou Petry, ao agradecer “ao companheiro Raul Heller, que foi apoiador de primeira hora desse novo modelo, que está sendo implantado”.

O empresário Cláudio Guenther falou em nome dos conselheiros e enfatizou que “se quisermos um País competitivo, precisamos ampliar o conceito tecnológico e investir em educação. É preciso dar mais valor para a indústria local e utilizar mais a estrutura do Sesi e do Senai, em benefício das nossas empresas e da sociedade em geral”. 

Os Conselhos Consultivos Unificados Sesi e Senai tem como objetivo colaborar com os Conselhos Regionais, assessorando-os quanto à identificação das necessidades das indústrias, além de apoiar as iniciativas do Sistema FIERGS/CIERGS, para o atendimento destas necessidades. Também existem os Comitês Técnicos Consultivos, vinculados a cada um dos Institutos Senai de Inovação e de Tecnologia. Os referidos comitês visam fomentar a interlocução entre os principais stakeholders do Sistema de Inovação Brasileiro. A constituição destes comitês deve ocorrer na primeira reunião do Conselho Consultivo Unificado Sesi e Senai de São Leopoldo.

Crédito foto: Dudu Leal

Publicado quinta-feira, 11 de Outubro de 2018 - 0h00

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat