Você está aqui

 
Das 300 empresas brasileiras com negócios em Cuba, 26% delas são do Rio Grande do Sul. Como forma de reconhecimento à importância comercial do Estado para aquele país, a embaixadora cubana no Brasil, Marilena Ruiz Capote, visitou a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em 29 de outubro. Recebida pelo presidente da FIERGS, Heitor José Müller, ela convidou industriais gaúchos para a Feira Internacional de Havana, em novembro de 2016. Multissetorial, o evento é realizado há mais de 30 anos e recebe setores como alimentos in natura e processados, bebidas, calçados e acessórios, carnes e derivados, máquinas e equipamentos para a agricultura, material de construção, móveis e artigos para decoração, entre outros.
 
Marilena explicou também que a nova Lei de Investimentos de Cuba abrange 200 projetos na ilha caribenha, especialmente nas áreas da agroindústria, energia renovável, biotecnologia e tecnologia em geral. “O Rio Grande do Sul tem potencial nisso”, destacou. “Com a recente aproximação com os Estados Unidos, Cuba é hoje o principal ponto de interesse internacional, mas o fim do bloqueio econômico é um processo longo, queremos manter o mercado com o Brasil”, acrescentou, citando que o seu país tem muita potencialidade em serviço como turismo e saúde, mas que precisa caminhar para “reforçar a capacidade industrial”.
 
Heitor José Müller ressaltou que a FIERGS vê como positiva a possibilidade aberta a industriais gaúchos de visitarem Cuba para avaliar onde estão as oportunidades. Atualmente, o Rio Grande do Sul contribui com 25% do total das exportações brasileiras àquele país. O primeiro produto é cereal, especialmente arroz, mas móveis, carne, calçados e equipamentos para a agricultura também têm contribuição importante.
 
Foto: Dudu Leal 

 

Publicado quinta-feira, 29 de Outubro de 2015 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat