Você está aqui

Edital de Inovação para a Indústria seleciona projetos de startups que utilizem impressão 3D em calçados

Impressoras 3D são capazes hoje de imprimir quase tudo: de paredes a alimentos. O uso dessa tecnologia no mercado de calçadista é foco do desafio lançado pela FCC, especializada em componentes e adesivos para calçados, por meio do Edital de Inovação para a Indústria. A empresa vai selecionar até três startups que apresentem projetos para impressão de solados com foco no design e na redução de peso do produto. As inscrições estão abertas até 31 de janeiro no site do Edital.

Cada proposta escolhida terá financiamento de até R$ 200 mil e será executada durante 12 meses. A startup parceira será suprida pela FCC com os materiais necessários para desenvolvimento do projeto, assim como com a expertise da empresa em ciência dos materiais, caso seja necessário ajustar suas propriedades. A chamada também busca soluções inovadores em design de um solado que não poderia ser fabricado com processo usal de injeção. Os produtos devem ser funcionais, atendendo os requisitos usuais.

A manufatura aditiva, uma das tecnologias da chamada Indústria 4.0, deposita, camada a camada, material para elaboração das peças. Seu uso permite maior flexibilidade e agilidade no desenvolvimento de novos produtos. O objetivo da chamada é desafiar startups a utilizarem essa tecnologia com elastômeros termoplásticos e outros materiais de dureza baixa, processo ainda difícil de ser realizado. A avaliação é que os projetos vão beneficiar toda a indústria calçadista. O Brasil é o quarto maior produtor de calçados do mundo, com 900 milhões de pares ao ano.

Na primeira fase de seleção, serão escolhidas 10 startups, que passarão para uma segunda etapa. A escolha das vencedoras será feita pela FCC e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).  Os projetos serão desenvolvidos na rede de 26 Institutos Senai de Inovação e de 58 Institutos Senai de Tecnologia espalhados pelo país.

O Edital de Inovação para a Indústria é uma iniciativa do Senai, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). Na edição de 2018, a iniciativa possui cinco categorias, entre as quais a categoria C: Empreendedorismo Industrial, que busca estimular a conexão entre grandes indústrias e startups, micro e pequenas empresas.

Sobre a FCC – a empresa é uma das maiores fornecedoras de adesivos e termoplásticos para calçados do mercado latino. É a fabricante de elastômeros termoplásticos mais diversificada da América Latina, com experiência de mais de 35 anos. Seus produtos estão presentes em todas as grandes marcas de carros produzidas no Brasil e nas principais marcas globais de calçados esportivos. A FCC é a principal fabricante de argamassa polimérica, vedação para silos e para carrocerias da região.

Publicado Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018 - 0h00

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat