Você está aqui

Espetáculo comemora os 25 anos do Sesi Show e os 15 anos da Orquestra Jovem do Sesi

No próximo dia 15 de dezembro, segunda-feira, às 18h30min, O Concerto de Natal do programa Sesi de Oficinas Culturais vai homenagear os grupos culturais mais antigos da instituição: o Sesi Show, de Santa Rosa, que está comemorando, em 2014, 25 anos de atividades, e a Orquestra Jovem do Sesi, de Lajeado e Estrela, que completa 15 anos.  A sessão é gratuita e aberta à comunidade.
 
Há 25 anos a semente das Oficinas Culturais do Sesi foi plantada na terra vermelha de Santa Rosa. Lá iniciou o Sesi Show, por onde já passaram cerca de 270 crianças e adolescentes com formação musical, teatral e de dança. Tudo começou com uma apresentação de Natal em 1988 de alunos que faziam turno inverso a escola no Sesi da cidade. O show mostrou que havia potencial para mais. “Foi uma consequência natural, no momento em que eles haviam desenvolvido suas habilidades nestas formas de expressão,  tinha-se a vontade de mostrar o trabalho”, conta Vilson Kunzler, analista da instituição e criador do grupo.  A partir daí, nasceu a ideia, no ano seguinte, de dar aulas de iniciação musical para essas 100 crianças que frequentavam o Sesi. Em 1990, foi realizada uma apresentação, intitulada Show Integração, para as escolas do município. O sucesso foi tanto que o espetáculo passou a ser anual (e segue até hoje) e os cursos de música passaram a ser prioridade no Sesi local. 
         
Os espetáculos, montados anualmente, tem temas escolhidos em um trabalho realizado junto às escolas do município.  A intenção é que contribua para o aprendizado dos que participam e dos que assistem. Água, Missões, Ecologia, Jovem, Sustentabilidade, Rio Grande do Sul, Amizade são alguns dos temas retratados nestes 25 anos. O grupo, denominado Sesi Show, desde 1991, já se apresentou na Feira do Livro de Porto Alegre, em congressos na sede da FIERGS, e em quase todas as cidades do Estado. Hoje são cerca de 20 apresentações anuais.  “O Sesi Show é um projeto de vida”, enfatiza Vilson. “Quando iniciamos em 1989, o objetivo era formar um grupo que mostrasse o trabalho desenvolvido em Santa Rosa e, principalmente, que desse uma oportunidade de educação a essas crianças e adolescentes por meio da arte. Aqui pude colocar em prática um ideal que eu tinha no inicio da carreira”, explica Kunzler. Conforme ele, o reflexo deste trabalho na vida desses jovens foi o que motivou os centros de atividades do Sesi de outras cidades a ampliar o trabalho. 
           
“Vimos que além da arte em si, essas atividades eram também oportunidade de inserção social, de novos conhecimentos e de cidadania”, explica o diretor superintendente do Sesi-RS, Edison Lisboa. “Essa formação é importante para a vida, para fazer escolhas e para abrir horizontes. É uma contribuição importante que o Sesi pode dar”, enfatiza Lisboa. “Nas oficinas são trabalhados elementos como a ludicidade, a criatividade e o senso crítico, incrementando a educação e a qualificação do trabalhador e de seus dependentes”, lembra. Com este pensamento, as oficinas culturais que eram realizadas em várias cidades ganharam uma metodologia e o nome de Programa Sesi de Oficinas Culturais, em 2008. Hoje 20 Centros de Atividades alcançam  6.800 matrículas em oficinas de música, teatro, dança e artes visuais (veja quadro), sempre respeitando as questões culturais de cada região. “Por isto, a oficina circense em Pelotas e a banda marcial em Santa Cruz do Sul”, esclarece. Em alguns locais, o fruto das oficinas se transforma em grupos artísticos que se apresentam em indústrias, eventos e viajam para outras cidade.  E, 2014, as Oficinas Culturais em Santa Rosa contam com 600 matrículas e cerca de 220 participantes.
           
Outro grupo do Sesi que este ano comemora uma data importante é a Orquestra Jovem do Sesi de Lajeado que está com 15 anos. Com um embrião no projetos sociais que ofereciam atividades excurriculares para crianças de 6 a 12 anos, nasceu em 1990 o Coral Infantil do Sesi. Mas foi com a aprovação de leis de captação de recursos que o Sesi conseguiu comprar instrumentos e contratar profissionais para iniciar, em 1999, a Orquestra Jovem do Sesi. Ao longo desses anos, cerca de 200 instrumentistas passaram pela orquestra. 
             
Programa Oficinas Culturais
As oficinas são gratuitas para trabalhadores da indústria e para dependentes. Em alguns casos, dependendo da cidade, são disponibilizadas vagas para a comunidade, mediante pagamento de mensalidade.
PELOTAS - Oficinas de Técnicas Circenses. Total 87 matrículas
SÃO LEOPOLDO – Oficinas de Teatro, Oficinas de Dança. Total 243 matrículas
PORTÃO - Oficinas de Teatro, Oficinas de Dança. Total 139 matrículas
LAJEADO – Oficinas de Música. Total 133 matrículas
SANTA CRUZ DO SUL - Oficinas de Música.  Total 99 matrículas
CAXIAS DO SUL – Oficinas de Música, Oficinas de Teatro, Oficinas de Dança, Oficinas de Artes Visuais.  Total 1.919 matrículas
SANTA ROSA - Oficinas de Música, Oficinas de Teatro, Oficinas de Dança. Total 607 matrículas
CANOAS - Oficinas de Música. Total 155 matrículas
IJUÍ - Oficinas de Música. Total 306 matrículas
MONTENEGRO - Oficinas de Música, Oficinas de Teatro, Oficinas de Dança. Total 266 matrículas
RUBEM BERTA - Oficinas de Música, Oficinas de Teatro, Oficinas de Dança. Total 516 matrículas
CAMPO BOM - Oficinas de Música. Total 74 matrículas
SAPUCAIA DO SUL - Oficinas de Dança. Total 234 matrículas
CACHOEIRINHA - Oficinas de Dança, Oficinas de Técnicas Circenses. Total 222 matrículas
ESTRELA - Oficinas de Música, Oficinas de Teatro, Oficinas de Artes Visuais. Total 159 matrículas
SANTO ANGELO - Oficinas de Música. Total 61 matrículas
GRAVATAÍ - Oficinas de Música, Oficinas de Dança. Total  482 matrículas
PANAMBI - Oficinas de Música. Total 422 matrículas
GARIBALDI - Oficinas de Dança. Total 134 matrículas
MARAU - Oficinas de Música. Total 301 matrículas
TEUTÔNIA – Oficinas de Teatro, Oficinas de Artes Visuais. Total 232 matrículas. 
Publicado quinta-feira, 11 de Dezembro de 2014 - 11h11