Você está aqui

Expectativa com o futuro da economia derruba a confiança do industrial gaúcho

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do RS (ICEI-RS) caiu 0,7 ponto na passagem de outubro para novembro e atingiu 44 pontos. A queda foi influenciada pelas expectativas com o futuro da economia nacional. “O resultado é compatível com o atual cenário de desaquecimento do setor e não permite antever uma reação da atividade e dos investimentos para os próximos meses”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller. Elaborado mensalmente pela entidade, o levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Quanto mais os valores estiverem acima de 50 denotam maior otimismo e quanto mais abaixo, pessimismo.
 
Em novembro, as perspectivas para os próximos seis meses recuaram 1,9 ponto e totalizaram em 46,7 pontos. O pessimismo com o futuro da economia brasileira nunca foi tão grande, ficando no menor valor já apurado desde o início da série histórica em 2005: 35,2 pontos. Dos entrevistados, 55% esperam uma piora e apenas 8,6% acreditam na melhora. Os demais disseram que nada deverá mudar em relação aos problemas já existentes. "Os empresários parecem projetar maiores dificuldades no curto e médio prazos decorrentes das políticas requeridas para reequilibrar a economia", comentou o Industrial. No cenário regional, 40% se mostraram pessimistas e 17,8%, otimistas. O único indicador moderadamente positivo é referente às empresas (52,7 pontos), apesar de ter retraído 1,1 ponto.
 
O indicador de condições atuais cresceu 1,5 ponto em comparação a outubro, alcançando 38,7 pontos. Esse resultado, contudo, continuou refletindo retração nos negócios, que não melhoram há 21 meses. Conforme 72,3% dos industriais, a economia brasileira esteve ruim, mesmo com o aumento do índice de 28,4 para 29,4 pontos na passagem de outubro para novembro. Referente à situação das empresas, o índice também avançou, de 41,6 para 43,3 pontos, sem alterar, porém, o sinal de agravamento, permanecendo abaixo da linha dos 50 pontos.

 

Publicado quinta-feira, 20 de Novembro de 2014 - 14h14