Você está aqui

Final do torneio de Robótica da FLL será neste sábado em Sapucaia

O Torneio de Robótica First Lego League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), terá a grande final neste sábado, a partir das 9h, na Escola Sesi de Ensino Médio em Sapucaia do Sul (rua Lúcio Bitencourt, 1.080). A última semifinal, no mesmo local, sexta-feira, dia 9, escolherá três equipes que se juntarão a Bee Team, Cinnabotics, Lego Ghosts, Aventura Lego, Pixels Lego, Galilego Androids, Dokan e Just 4 Fun.
 
O desafio desta temporada, Animal Allies (animais aliados), incentiva os estudantes a pesquisar a relação entre humanos e animais e como um interfere na vida do outro. É o caso, por exemplo, das consequências de um desmatamento. Durante a competição, o que as equipes descobrirem será compartilhado em projetos de pesquisa. Os times também mostram na prática o que aprendem com as missões que serão realizadas pelos robôs de Lego. As máquinas precisam, por exemplo, resgatar animais em áreas de risco. Esses robôs são montados e programados pelos próprios estudantes, e as tarefas devem ser realizadas em três rounds de 2’30’’. A avaliação leva em consideração desde a inspiração e os valores, até o design do robô e a solução encontrada. Os times tem de dois a dez estudantes entre 9 e 16 anos e dois técnicos.
 
O objetivo é proporcionar uma experiência divertida e criativa, desafiar as crianças e adolescentes a resolverem problemas do mundo real usando a robótica e ensiná-las a experimentar e superar obstáculos, construindo assim a autoestima, confiança, conhecimento e habilidades para a vida, por meio da diversão em ciência e tecnologia. Além disso, despertar o interesse das crianças e jovens por ciências e matemática e contribuir para formar futuros engenheiros e cientistas. 
 
Ao levar a robótica para as salas de aula, o Sesi quer estimular o interesse dos participantes pelas áreas de química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. O que parece uma brincadeira com robôs é, na realidade, uma forma inovadora de ensino. É assim que a robótica influencia na formação de futuros engenheiros e promove melhor aprendizado entre estudantes. Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).
 
 
Publicado quarta-feira, 7 de Dezembro de 2016 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat