Você está aqui

Na mira das exportações de carnes: tecnologia, agilidade e segurança

Qualificar as exportações de carnes do Rio Grande do Sul e agilizar os processos de Comércio Exterior são ações constantes nas atividades dos conselhos da Agroindústria (Conagro) e de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Concex), da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Unidos para estimular a competitividade das indústrias gaúchas e em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), apresentarão com exclusividade no Estado o funcionamento da plataforma eletrônica SIGVIG 3.0 – Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Subprodutos Agropecuários. O evento será no dia 8 de dezembro, das 8h30min às 12h, no Centro de Eventos FIERGS – Salas D3 – 301 e 302. O endereço para se inscrever gratuitamente é http://www.plataformasigvig.eventize.com.br.
 
 O Rio Grande do Sul é um importante exportador brasileiro de carnes, principalmente, as de frangos, suínos e bovinos. Dentro dessa atividade, há processos que garantem melhores condutas às indústrias e, assim, são valorizados pelos compradores. “O Ministério da Agricultura atua fortemente para assegurar a sanidade dos nossos produtos e a adequação a uma série de normas e trâmites internacionais. Conhecer a nova plataforma proposta pelo Mapa é fundamental para os negócios”, observa o coordenador do Conagro, Marcos Oderich.
 
Para o Comércio Exterior, contudo, a visão inclui também a necessidade de que o Brasil volte a crescer e seja competitivo. “A agilidade em processos aduaneiros significa, sim, uma condição de atender aos clientes importadores de carnes com credibilidade e uma imagem mais vantajosa em relação a países concorrentes. Os frigoríficos gaúchos, as agroindústrias e toda a cadeia envolvida em negócios internacionais devem dominar os processos da exportação”, complementa o coordenador do Concex, Cezar Luiz Müller.
 
Na prática, o sistema SIGVIG 3.0 será uma ferramenta de controle mais eficiente. Ele visa, segundo os fiscais brasileiros, assegurar a inspeção e o lacre dos contêineres no ambiente da indústria exportadora sem que haja necessidade de nova etapa do mesmo procedimento no terminal marítimo de embarque. “Antes, o sistema induzia a uma dupla inspeção, sobrepondo atividades, burocratizando o processo, retardando prazos. Agora, uma segunda inspeção, já no porto, só ocorrerá se o lacre estiver com problemas, se o contêiner tiver que ser aberto no Porto ou surja alguma necessidade que prejudique a qualidade da exportação”, resume Oderich.
 
No evento do dia 8, a programação inclui a presença de representantes do Mapa do RS, de Brasília, do Vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional) do Porto de Rio Grande, Aeroporto Internacional Salgado Filho e pontos de fronteiras e da Receita Federal do Brasil. 
 
O SIGVIG é utilizado no gerenciamento e controle do recebimento, envio das informações relativas à fiscalização das mercadorias importadas e exportadas por meio dos portos, aeroportos e fronteiras, com um cadastro único dos estabelecimentos, representantes autorizados e de requerimentos de importação e exportação com seus respectivos termos.
 
Publicado segunda-feira, 5 de Dezembro de 2016 - 17h17

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat