Você está aqui

Ociosidade nas linhas de produção da indústria gaúcha é a maior em cinco anos

 
Em junho, a produção industrial gaúcha caiu pela terceira vez seguida em comparação ao mês anterior, totalizando 40,4 pontos, e a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) atingiu o maior nível de ociosidade em cinco anos, operando com apenas 65% do seu potencial. A redução do emprego também se aprofundou nesse período (40,5 pontos). As conclusões da Sondagem Industrial da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) foram divulgadas, nesta quinta-feira (30). “Os resultados reafirmam o cenário de grandes dificuldades enfrentadas pelo setor diante da falta de demanda e do aumento de custos impostos pelo ajuste econômico em curso. Sem qualquer perspectiva de reversão desse quadro, o pessimismo dos empresários se dissemina. Não existe ambiente que permita uma recuperação no curto prazo”, destacou o presidente da entidade, Heitor José Müller.
 
A demanda interna insuficiente, apontada por 50,7% das empresas, foi a principal causa do fraco desempenho do setor no segundo trimestre, seguida da elevada carga tributária (39,1%) e da falta ou alto custo da energia (35,6%). Nesse cenário desfavorável, a pesquisa apontou que as insatisfações com a margem de lucro (31,9 pontos) e com a situação financeira (38,4 pontos), além da dificuldade de acesso ao crédito (29,9 pontos), nunca foram tão grandes. Já os preços das matérias-primas (63,9 pontos) seguiram em elevação.
 
No lado das expectativas, as projeções dos empresários para os próximos seis meses não mostram qualquer sinalização de melhora: quedas da demanda (46,3 pontos), do emprego (42,0 pontos) e das compras de matérias-primas (43,7 pontos). A intenção de investir (40,8 pontos) é a menor da série. A exceção é a expectativa com relação às exportações (49,7 pontos), que continuaram neutras. 
 
O levantamento varia numa escala de 0 a 100 pontos. Valores a partir de 50 significam maior satisfação e abaixo, insatisfação. Apenas as variáveis de estoques em comparação ao planejado e de Utilização da Capacidade Instalada (UCI) acima do usual são avaliadas como negativas depois dos 50 pontos. No caso da intenção de investir, quanto menor o número, menor a propensão dos empresários a investir.
 
 
 
Publicado quinta-feira, 30 de Julho de 2015 - 14h14

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat