Você está aqui

Semifinais do torneio de Robótica da FLL iniciam dia 25

O Torneio de Robótica First Lego League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), este ano terá quatro semifinais e a final, dia 10 de dezembro. A primeira semifinal será dia 25 de novembro no Sesi de Igrejinha com oito equipes inscritas (Bee Team, Cinnabotics, Clube de Robótica CSL, GM Trail Blazers, Isótopos, Lego Ghosts, RobôFtecs, Sapibótica). Dia 29, o Sesi Rubem Berta sedia a segunda semifinal com 11 equipes (Animakids, Aventura Lego, Farroubots, Galilegos, Game b, La Sallego, Lego Surdo, Pixels Legend, Robotools, Silver Dragons e Team Mystic). O Sesi de São Leopoldo recebe outras 11 equipes (Androids, Bivolt, Brainstorm, Choco Bots, Dokan, Emojis, Just 4 Fun, Legol, Legonautas, Legorama e Os Legendários) dia 2 de dezembro. A última semifinal acontece no Escola Sesi de Ensino Médio, em Sapucaia do Sul, dia 9 de dezembro, com mais 12 equipes (#ParobsKidsRobotic, Agrotech, Blu3 Eagles, Evolutech, Fita Crepe, Future Diamonds, Guerreiro, Legolas, Os Reis da Robótica, Robotroopers, Team Lego Go! e Tecnoway). As três melhores equipes de cada semifinal classificam-se para a grande final, dia 10 de dezembro, na Escola Sesi de Ensino Médio, em Sapucaia do Sul. A competição inicia sempre às 9h.
 
O desafio desta temporada, Animal Allies (animais aliados), incentiva os estudantes a pesquisar a relação entre humanos e animais e como um interfere na vida do outro. É o caso, por exemplo, das consequências de um desmatamento. Durante a competição, o que as equipes descobrirem será compartilhado em projetos de pesquisa. Os times também mostram na prática o que aprendem com as missões que serão realizadas pelos robôs de Lego. As máquinas precisam, por exemplo, resgatar animais em áreas de risco. Esses robôs são montados e programados pelos próprios estudantes, e as tarefas devem ser realizadas em três rounds de 2’30’’. A avaliação leva em consideração desde a inspiração e os valores, até o design do robô e a solução encontrada. Os times tem de dois a dez estudantes entre 9 e 16 anos e dois técnicos.
 
O objetivo é proporcionar uma experiência divertida e criativa, desafiar as crianças e adolescentes a resolverem problemas do mundo real usando a robótica e ensiná-las a experimentar e superar obstáculos, construindo assim a autoestima, confiança, conhecimento e habilidades para a vida, por meio da diversão em ciência e tecnologia. Além disso, despertar o interesse das crianças e jovens por ciências e matemática e contribuir para formar futuros engenheiros e cientistas. 
 
Ao levar a robótica para as salas de aula, o Sesi quer estimular o interesse dos participantes pelas áreas de química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. O que parece uma brincadeira com robôs é, na realidade, uma forma inovadora de ensino. É assim que a robótica influencia na formação de futuros engenheiros e promove melhor aprendizado entre estudantes. Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca).
 
 
Publicado quarta-feira, 23 de Novembro de 2016 - 12h12

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat