Você está aqui

Sesi-RS promove atividades de mobilização pelo dia mundial do combate às LER-DORT

Dor, perda de força e sensibilidade, principalmente, nos membros superiores, podem ser sintomas de Lesões por Esforço Repetitivo e Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (LER/DORT). Para chamar a atenção sobre o assunto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu 28 de fevereiro como Dia Mundial do Combate às LER/DORT, que afetam o desempenho dos trabalhadores e elevam o índice de afastamento dos profissionais.  
 
Reforçar a importância da prevenção entre os funcionários e conscientizar as indústrias sobre a necessidade de implementar programas de ergonomia é um dos objetivos do Sesi-RS, que ao longo da próxima semana realizará ações em algumas empresas inscritas nas ações educativas na Campanha de SST 2015/2016 nas regiões da Grande Porto Alegre, Serra e Vales do Taquari e Rio Pardo. 
 
Serão apresentados vídeos de conscientização, distribuídos materiais com informações sobre o tema e realizada blitz de educação postural orientada por profissionais do Sesi-RS. Segundo dados da Previdência Social de 2013, esse tipo de doença do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo representa 25,1% dos auxílios doença acidentários concedidos por mais de 15 dias de afastamento em todos os setores econômicos do Brasil. 
 
Principais sintomas de LER/DORT
– dor 
– processo de inflamação (calor no local)
– dificuldade de movimentação dos membros
– perda de força
– sensibilidade
 
Maiores evidências
– tendinite de membros superiores, especialmente punhos
– bursite de ombro
– mais esporadicamente, na coluna
 
Como prevenir
– prática de ginástica laboral
– alongamentos
– realizar intervalos de cinco a dez minutos após esforço
 
Fonte: médico do Sesi-RS Airton Suslik Svirski  
 
 
Publicado sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2016 - 13h13

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat