Você está aqui

O Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar, nesta sexta-feira (5), na FIERGS, tratou do apoio de órgãos públicos federais, estaduais e municipais às aquisições de alimentos da agricultura familiar pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O evento reuniu lideranças políticas e empresariais, entre elas o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Osmar Terra; o governador do Estado, José Ivo Sartori; o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, Cláudio Bier, e representantes de cooperativas e de agricultores familiares.


O PAA de Compras Institucionais prevê que órgãos públicos adquiram ao menos 30% de produtos oriundos de agricultores familiares para abastecer hospitais públicos, Forças Armadas, universidades e outras entidades. O ministro Terra destacou o passo adiante em um programa que é importante para o Brasil poder avançar, e o Rio Grande do Sul é um exemplo nessa área. “Nosso objetivo é qualificar a demanda e a oferta, aumentar o número de produtos e atingir 30% das compras de órgãos públicos da agricultura familiar". De acordo com ele, R$ 60 milhões podem ser repassados para o Estado para fortalecer o programa e a agricultura familiar.

Já o governador José Ivo Sartori destacou a importância do programa para RS. "Fortalece as cooperativas, a agricultura familiar e as cadeias produtivas deste segmento. É uma ferramenta para gerar mais emprego e renda nas comunidades rurais, além de estimular que as famílias permaneçam no campo", afirmou.

Segundo salientou Cláudio Bier, que também é presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Estado, “há seis anos, quando o setor de máquinas agrícolas atravessou uma fase muito difícil, foi a agricultura familiar que praticamente sustentou a nossa indústria no Rio Grande do Sul”.
 

Publicado sexta-feira, 5 de Maio de 2017 - 15h15

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat