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Uma ilha localizada ao sudeste da China, com uma população de 23,32 milhões, renda per capita superior a US$ 22 mil, uma taxa de desemprego inferior a 4% e um crescimento econômico de 0,93% em 2015, Taiwan busca incrementar as relações comerciais com o Brasil e o Estado.  Para isso, o Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior daquele país, o Taitra, juntamente com o Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) da FIERGS, realizou nesta terça-feira (26), na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, uma ação de promoção comercial com 25 empresas gaúchas de diferentes setores, entre eles plástico, metalmecânico e eletrônico. Nas iniciativas realizadas pela Taitra estão a possibilidade de empresas participarem de algumas das mais de 40 feiras internacionais organizadas naquele país.
 
Segundo o gerente de projetos da Taitra, Fernando Song, até o final do ano são sete missões empresariais brasileiras previstas a Taiwan para exposições multissetoriais, de máquinas, eletrônicos e autopeças, entre outras. Song destaca que os principais produtos taiwaneses vendidos no mundo são eletroeletrônicos, como cabos CPE, notebooks e placas-mãe. Mais de 45 empresas multinacionais têm centros de pesquisa e desenvolvimento instalados na ilha.
 
As relações comerciais de Taiwan com o Brasil são insignificantes.  No ano passado, o país asiático exportou apenas 0,43% de seu total para brasileiros, especialmente circuitos integrados e microconjuntos eletrônicos. Para se ter uma ideia, China, a primeira do ranking, comprou mais de 39% do total exportado por Taiwan. Ao mesmo tempo, os taiwaneses importaram somente 0,8% do Brasil, principalmente soja.
 
Publicado Terça-feira, 26 de Abril de 2016 - 17h17

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