Você está aqui

No Contraturno Escolar do Sesi é assim: o conhecimento transforma as crianças para que elas transformem o mundo.

Um modelo de aprendizagem baseado na robótica, na pesquisa e no desafio ético, considerando hipóteses e busca de informações, instigando o pensamento científico. No Contraturno Escolar, as crianças constroem projetos de seu interesse com autonomia, criatividade e motivação para o empreendedorismo.

Acreditamos que a promoção de uma educação de qualidade implica em desenvolver projetos de aprendizagem nas áreas de Letramento Científico, Tecnologias Educativas, Esporte e Cultura. Implica em estimular a leitura, a curiosidade e a competência de solucionar situações-problema.

As ações educativas propostas no programa desenvolvem o pensamento criativo, empreendedor, tecnológico e científico, estimulando atitudes e comportamentos indispensáveis para a vida em sociedade.  São promovidos ambientes de aprendizagens que desenvolvem na criança a sua capacidade de resolver problemas de maneira crítica, dinâmica, sistêmica e empreendedora, atendendo aos desafios do mundo contemporâneo e contribuindo para uma convivência social digna e respeitosa, além de prepará-lo para o futuro de maneira promissora e saudável.

As crianças e jovens desenvolvem noções de pesquisa, aprendendo a formular questões a partir de situações reais, a consultar, a experimentar, a organizar dados, a sistematizar resultados, a validar soluções, desenvolvem raciocínio, constroem autoconfiança e sentido de responsabilidade.

Por meio de projetos, ampliam sua autonomia e capacidade de comunicação e de argumentação articulando o conhecimento científico e tecnológico numa perspectiva interdisciplinar.

  • Turno: manhã ou tarde.
  • Crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos (verifique em “ONDE ESTÁ DISPONÍVEL” os grupos de faixas etárias ofertadas no município de seu interesse)
  • Alunos Matriculados no ensino fundamental ou médio.

Cidade

Faixa Etária

Gravataí

6 a 12 anos

Guaíba

6 a 12 anos

Guaporé

6 a 12 anos

Sapiranga

6 a 12 anos

Sapucaia do Sul

6 a 12 anos

São Sebastião do Caí

6 a 12 anos

Bento Gonçalves

6 a 10 anos

Bento Gonçalves

11 a 15 anos

Campo Bom

6 a 10 anos

Campo Bom

11 a 15 anos

Marau

6 a 10 anos

Marau

11 a 15 anos

Erechim

6 a 10 anos

Erechim

11 a 15 anos

Esteio

6 a 10 anos

Esteio

11 a 15 anos

Farroupilha

6 a 10 anos

Farroupilha

11 a 15 anos

Montenegro

6 a 10 anos

Montenegro

11 a 15 anos

Parobé

6 a 12 anos

Santa Cruz do Sul

6 a 10 anos

Santa Cruz do Sul

11 a 15 anos

Santa Maria

6 a 9 anos

Santa Rosa

6 a 10 anos

Santa Rosa

11 a 15 anos

São Leopoldo

6 a 10 anos

São Leopoldo

11 a 15 anos


INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS

Cronograma para ingresso em 2022 - 1° período de inscrições

16/08 a 31/10/2021

Inscrições, exclusivamente via site

18/11/2021

Divulgação via site (Resultados) do número de novas vagas disponíveis e da lista de inscritos aptos à matrícula, por ordem de inscrição

18/11 a 15/12/2021

Período de Matrículas

Cronograma exclusivo SESI Santa Maria

28/10 a 20/11/2021

Inscrições, exclusivamente via site

29/11/2021

Divulgação via site (Resultados) do número de novas vagas disponíveis e da lista de inscritos aptos à matrícula, por ordem de inscrição.

29/11/2021 a 15/12/2021

Período das matrículas

  • Na ocasião da divulgação da lista de inscritos, estarão sinalizados os candidatos aptos ao comparecimento para a matrícula nos prazos indicados.
  • O não comparecimento na data e horário estipulado, poderá implicar na perda da vaga que passará automaticamente para a próxima criança inscrita.
  • Caso as novas vagas ofertadas não sejam preenchidas até o término do período de matrículas, este poderá ser prorrogado até o preenchimento total das vagas.
  • O preenchimento das vagas as vagas será PRIORITARIAMENTE destinado a candidatos que sejam dependentes de trabalhadores (as) da indústria. Contudo, candidatos (as) oriundos da comunidade também poderão se inscrever, estando desde logo cientes de que, somente farão jus ao preenchimento das vagas na hipótese de não haver candidatos dependentes de trabalhadores da indústria aptos ao preenchimento das mesmas.
  • Onde houver suplentes publicados nas listas, estes poderão ser chamados, por email, na medida em que ocorrerem desistências de matriculados durante o mesmo período letivo.

Rematrículas (alunos já matriculados no ano vigente): 18/10 a 12/11/2021, não sendo necessária inscrição prévia. A não efetivação da rematrícula no período estipulado, poderá implicar na perda da vaga que será ofertada a novos alunos.

Divulgação do Resultado - 1° período de inscrições 2022

Selecione abaixo a cidade onde você realizou a inscrição para ver a divulgação do número de vagas disponíveis para 2022 e a lista dos inscritos que deverão comparecer para realizar a matrícula no período de 18/11 a 15/12/2021, assim como, os suplentes.

Os suplentes poderão ser chamados após 15/12/2021 caso ainda haja vagas ou durante o decorrer do período letivo de 2022 mediante disponibilidade de vaga. Caso se verifique possibilidade de vagas para suplentes antes do dia 15/12/2021, os mesmos poderão ser chamados antecipadamente.

Importante: A realização da matrícula do dependente de Trabalhador da Indústria está condicionada a apresentação da documentação comprobatória que confirme o vínculo com a indústria (carteira de trabalho ou contracheque atualizado). Não havendo esta comprovação, a vaga deste passará para o próximo candidato apto para a matrícula nesta mesma categoria. Este candidato deverá realizar nova inscrição para o tipo de categoria Comunidade, passando a constar na lista conforme a ordem da nova inscrição realizada.


Cronograma para ingresso em 2022 - 2° período de inscrições

22/11/2021 até 31/03/2022 – Inscrições exclusivamente via site.

A partir de 15/12/2021, quando encerram as matrículas do 1º período de inscrições, os candidatos do 2º período de inscrições poderão ser chamados para matrícula, respeitando a ordem cronológica de inscrição, mediante disponibilidade de vagas para ingresso em 2022. Caso se verifique possibilidade de vagas antes do dia 15/12, os candidatos do 2º período de inscrições poderão ser chamados antecipadamente.

Nas Unidades Farroupilha, Gravataí, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Guaporé (turno manhã), Erechim (11 a 15 anos), não haverá 2º período de inscrições.


Quer saber mais?

Preencha o formulário abaixo ou ligue gratuitamente para 0800 051 8555.

Benefícios

O Contraturno Escolar do Sesi propicia benefícios para o trabalhador e para a indústria.

Trabalhadores mais produtivos em função da segurança e tranquilidade quanto ao cumprimento de suas responsabilidades familiares;
Tranquilidade e segurança dos trabalhadores com relação ao desenvolvimento de seus filhos;
Possibilidades de transformação da realidade das crianças e de sua família com relação a aspectos sociais, ambientais e culturais.
Fale Conosco
Para mais informações envie sua mensagem! (este contato não configura inscrição para a vaga).

Fale Conosco - Com perfil

Se você quiser saber como tratamos os seus dados pessoais, conheça nossa política de privacidade clicando aqui.