- Página inicial
- Altas Habilidades: concepções, identificação e atendimento no contexto educacional
Altas Habilidades: concepções, identificação e atendimento no contexto educacional
COMUNICADO IMPORTANTE!
Início do Curso “Altas Habilidades” adiado devido às condições climáticas!
Devido às recentes e intensas chuvas que atingiram gravemente diversos municípios no Rio Grande do Sul, tomamos a decisão de adiar o início do curso. Entendemos que este é um momento muito desafiador e estamos trabalhando para readequar o calendário de maneira que todos possam participar com segurança e tranquilidade.
Assim que estiverem definidas, as novas datas serão comunicadas em nossos canais e por e-mail.
Cuidem-se e até breve!
Atenciosamente,
Instituto SESI de Formação de Professores
Mais informações pelo WhatsApp: (51) 98982-3971
Carga horária e datas
Módulo I
- Presencial – 4 horas – Instituto SESI de Formação de Professores
- EAD Síncrono – 2 horas cada aula – AVA
- EAD Assíncrono – 20 horas – AVA
Módulo II
- Presencial – 4 horas – Instituto SESI de Formação de Professores
- EAD Síncrono – 2 horas cada aula – AVA
- EAD Assíncrono – 20 horas – AVA
Módulo III
- Presencial – 4 horas – Instituto SESI de Formação de Professores
- EAD Síncrono – 2 horas cada aula – AVA
- EAD Assíncrono – 20 horas – AVA
Público-alvo
- Estudantes da área da educação
- Professores
- Coordenadores Pedagógicos
- Psicopedagogos
- Psicólogos Escolares
- Gestores Escolares
- Orientadores Educacionais
- Pesquisadores e Acadêmicos
- Profissionais de Apoio Multidisciplinar
- Demais interessados na temática
Ministrantes
Denise de Souza Fleith
Psicóloga, PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut, Pós-doutorado na University of Warwick, e na Universidade do Minho. Professora, pesquisadora e autora de vários livros e artigos sobre altas habilidades e criatividade.
Jane Farias Chagas-Ferreira
Especialista em Educação com pós-doutorado na University of Connecticut. Sócia-fundadora do Conselho Brasileiro para a Superdotação – CONBRASD. Autora de livros e artigos sobre educação de superdotados, desenvolvimento humano e criatividade.
Renata Muniz Prado Basto
Psicóloga com doutorado-sanduíche pela Florida State University. Representa o Brasil no World Council for Gifted and Talented Children. Autora de publicações sobre desenvolvimento socioemocional do estudante com altas habilidades, aconselhamento psicológico e desenvolvimento do talento feminino.
Conheça o programa
Módulo I:
Superdotação: Concepções, Terminologias e Características
- Histórico sobre os estudos em superdotação
- Terminologias empregadas para designar o indivíduo superdotado
- Mitos sobre o superdotado
- Concepções e modelos de superdotação
- Características cognitivas, emocionais e sociais do superdotado
Módulo II:
Identificação e Avaliação do Superdotado
- Procedimentos de identificação do estudante superdotado
- Avaliação psicológica do estudante superdotado
- Cuidados na identificação e avaliação do estudante superdotado
- O fenômeno da dupla-excepcionalidade
- Orientação a Famílias e Escolas
Módulo III:
Atendimento às Necessidades Acadêmicas, Intelectuais, Sociais e Emocionais do Estudante Superdotado
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Estratégias educacionais de atendimento ao superdotado: aceleração, enriquecimento e diferenciação curricular
- Estratégias para o atendimento às necessidades socioemocionais do estudante superdotado
- Orientação a Famílias e Escolas