Você está aqui

Sesi-RS busca profissionais da saúde e voluntários para auxiliar em unidades onde há acolhimento de desabrigados

O Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), entidade do Sistema FIERGS, está cadastrando voluntários para atuar em unidades com acolhimento a desabrigados pela enchente que assola o Estado. Há necessidade de pessoas que possam dar apoio em diversas frentes, bem como de profissionais da saúde. Interessados podem preencher formulário neste link: https://shorturl.at/lpxBN.

“São muitas frentes em todo o Estado e precisamos que nos ajudem a acolher essas pessoas. Teremos muitos dias pela frente e é importante mais voluntários colaborando e nos ajudando nessa grande batalha” afirma o superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo.

Pessoas dispostas a auxiliar procuram o time do Sesi-RS desde a semana passada, com volume maior a partir do último sábado. Como o número de candidatos foi significativo, criou-se um formulário para organizar melhor o voluntariado. Na ficha, é possível informar a possibilidade de data, horário e local mais adequado a cada pessoa disponível para a ação voluntária. A ideia é que se busque o local mais próximo dentro das condições possíveis, já que existe dificuldade de circulação dentro dos municípios e entre eles.

A demanda contempla ajuda com portaria, acolhimento, limpeza, organização do espaço e questões de infraestrutura. Há, ainda, necessidade de profissionais das áreas de saúde (física e mental).

As unidades em que o Sesi-RS necessita apoio são:

  • Sesi Cachoeirinha (R. Ver. José Stuart da Silva, 1015 – Vila da Paz).
  • Sesi Campo Bom (Av. Pres. Vargas, 937 – Centro)
  • Sesi Canoas (R. Aurora, 1220 – Mal. Rondon)
  • Sesi Caxias do Sul (Ciro da Lavra Pinto, 818 – Interlagos)
  • Sesi Guaíba (Av. Dona Frutuosa, 495 – Coronel Nassuca)
  • Sesi Montenegro (R. Campos Neto, 455 –  Senai, Montenegro)
  • Sesi Novo Hamburgo (R. Guia Lopes, 3146 – Rondônia)
  • Sesi São Leopoldo (Rua Alberto Scherer, 743 – Rio Branco).
     

Também está sendo feito um banco de dados para quem tem condições de auxiliar no Sesi-RS Rubem Berta (Saturnino de Brito, 1400), em Porto Alegre, e no Sesi-RS Pelotas (Av. Bento Gonçalves, 4823) e no Sesi-RS Rio Grande (Rua Senador Salgado Filho,125) – esses três últimos à disposição para se tornarem abrigos a qualquer momento, conforme necessidade.

ESTRELA
Na cidade do Vale do Taquari, que foi bastante castigada pela tragédia, a FIERGS disponibilizou espaço físico para receber um hospital de campanha. Operada pelo Exército, a estrutura fica na unidade local do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), que também funciona como heliponto e recebe profissionais da saúde, equipamentos e medicamentos, entre outros itens, já que o município está com o acesso terrestre comprometido. O hospital realiza atendimentos médicos de média complexidade, além de ambulatorial e emergencial.

CANOAS
Cerca de 440 desabrigados passaram a noite de domingo e madrugada de segunda-feira no ginásio do Sesi-RS. Além dos assistidos, um contingente de aproximadamente 200 voluntários (mais de cem profissionais do Sesi-RS) auxiliam com o acolhimento. O espaço também está recebendo e cuidando de animais resgatados, como cães, gatos e pássaros. Na manhã desta segunda-feira, eram mais de 100 animais. O local oferece alimentação e abrigo, incluindo o acolhimento de crianças. Também é um ponto de referência para doações: o endereço é Rua Aurora, 1.220, bairro Marechal Rondon. Há necessidade de calçados, roupas (principalmente íntimas), colchões, roupa de cama e itens alimentícios.

GUAÍBA 
O ginásio do Sesi-RS segue atendendo em torno de 200 pessoas (mesmo número de domingo). A água, que estava em desabastecimento por dois dias, voltou a fluir no local. Contato para ajudar: via Defesa Civil de Guaíba – (51) 98952-6257.

CAMPO BOM
Mais de cem pessoas continuam sendo acolhidas na unidade do Sesi-RS de Campo Bom, aberta no domingo. Parte considerável desse número é de moradores de São Leopoldo, cidade vizinha que está com dificuldades de atendimento a desabrigados. O espaço deve começar, em breve, a prestar atendimento psicossocial para adultos e crianças com profissionais do Sesi-RS.

SÃO LEOPOLDO
O número de abrigados no ginásio do Sesi-RS mantém-se em aproximadamente 170 pessoas– os acolhimentos começaram ao meio-dia de sábado. É oferecida atenção com higiene, vestiários à disposição e as doações recebidas – alimentos, roupas e materiais de higiene, entre outros itens. Foi criado um espaço para cuidado das crianças, com atividades recreativas e educativas.
Como ajudar: (51) 98938-5524.

ESTEIO, SAPUCAIA DO SUL E PORTÃO
As três unidades, no momento, seguem apoiando regiões vizinhas e necessidades locais.

NOVO HAMBURGO
Entre 180 e 200 pessoas recebem atendimento no ginásio do Sesi-RS Novo Hamburgo. É a capacidade máxima do espaço. Além do acolhimento básico (alimentação), há um espaço para crianças, onde realizam-se atividades. Nesta semana, o local deve começar a prestar atendimento psicossocial para adultos e crianças com profissionais do Sesi-RS.

MONTENEGRO
O ginásio do Sesi-RS na cidade segue com mais de 200 pessoas atendidas, em estrutura montada em parceria com a prefeitura, desde o dia 1º de maio. Como ajudar: doações no Colégio Estadual A.J. Renner (Rua Simões Lopes Neto, s/n, bairro Rui Barbosa).

CAXIAS DO SUL
Nesta segunda-feira (6), havia em torno de 80 pessoas abrigadas no Centro Esportivo Sesi.
Como ajudar: (54) 99383-0942 e (54) 98134-5893.

PASSO FUNDO E ERECHIM
Em Erechim e Passo Fundo, há coleta de doações na rede Sesi-RS.
Como ajudar: 
Erechim: Rua 24 de Outubro, 180, bairro Espírito Santo.
Passo Fundo: Rua Coronel Camisão, 283, bairro Centro.

BENTO GONÇALVES
Foi realizada a distribuição de alimentos e kits odontológicos durante o fim de semana. As unidades do Sesi-RS estão funcionando em Bento e Farroupilha para acolher as crianças do contraturno, para atender famílias que não tem com quem deixar os filhos.
Como ajudar: (54) 99128-8985.

Publicado quarta-feira, 8 de Maio de 2024 - 11h11

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat