Você está aqui

De acordo com a psicologia e a sociologia, relacionamento interpessoal é qualquer tipo de interação entre duas ou mais pessoas, sejam familiares, amigos, vizinhos ou colegas de trabalho.

A interação com os outros, seja de forma presencial ou à distância, é algo natural para o ser humano. Entretanto, todo relacionamento interpessoal é complexo, pois as pessoas são diferentes: pensam, agem, se comportam e se relacionam com os outros de acordo com sua personalidade e suas experiências de vida. 

Entre os relacionamentos que as pessoas possuem umas com as outras, os de trabalho são diferenciados. Afinal, para desempenhar uma função dentro de uma equipe, é preciso conviver com colegas e lidar diariamente com diferenças de opinião, de visão, de cultura, de comportamento, de formação e tantas outras. Somado a isto, o fato de ser no trabalho que as pessoas passam a maior parte do tempo é mais um fator que reforça a importância de manter bons relacionamentos interpessoais no ambiente laboral.

Como o Relacionamento Interpessoal influencia a produtividade

Foi na década de 70 que as empresas começaram a perceber como o clima organizacional influenciava o comportamento dos trabalhadores. Foi observado que um clima positivo é capaz de aumentar a produtividade, a motivação, o bem-estar e a satisfação profissional, impactando positivamente na sustentabilidade do negócio. Já um clima negativo pode prejudicar o desempenho e a qualidade de vida da equipe, atrapalhando os resultados da empresa.

Mas o conceito de relacionamento interpessoal no trabalho não se refere apenas à relação entre colegas. Ele engloba a conduta do trabalhador diante de crises e conflitos, sua capacidade de superar desafios e a maneira como ele lida com diferentes perfis de pessoas. Afinal, a convivência diária pode tanto proporcionar experiências agradáveis e construtivas quanto gerar desconforto, desmotivação, frustração e estresse. Descubra, a seguir, como lidar com as diferenças no trabalho

Lidando com as diferenças

Em um mesmo ambiente de trabalho, encontram- se pessoas de diferentes idades, culturas, condições de vida, opiniões e formas de lidar com situações e de resolver os problemas. Esta “mistura” de personalidades é muito positiva na busca de soluções. Afinal, diferentes perspectivas se complementam e contribuem para o alcance de objetivos organizacionais. Cabe aos trabalhadores, porém, aprender a conviver com estas diferenças.

Lidar com a diversidade exige habilidades como flexibilidade, paciência, humildade, respeito e empatia. Com o exercício dessas habilidades, fica mais fácil lidar com possíveis conflitos e trabalhar em equipe com engajamento e colaboração. 

Sendo assim, exercer e influenciar bons relacionamentos deve ser uma preocupação das lideranças. Afinal, o fortalecimento das relações interpessoais traz uma série de benefícios tanto para os trabalhadores quanto para as empresas. Vamos conhecer os principais?

Os benefícios de um bom relacionamento interpessoal no trabalho

Bons relacionamentos no ambiente de trabalho trazem benefícios duplos: melhoram a convivência entre as equipes e também influenciam positivamente os resultados da empresa. No âmbito individual, a capacidade de criar e manter boas relações é uma vantagem competitiva em processos seletivos ou promoções.

Confira outros pontos positivos observados:

  • Satisfação: trabalhar em um ambiente com bons relacionamentos traz mais satisfação e motivação para o trabalhador.
  • Melhora do clima organizacional: uma empresa que cultiva e incentiva bons relacionamentos interpessoais oferece um ambiente mais harmonioso.
  • Aumento de produtividade: em ambientes harmoniosos, as pessoas tendem a ser mais produtivas, pois trabalham melhor em equipe e resolvem conflitos de forma mais eficiente. 
  • Profissionais mais engajados: com uma cultura organizacional mais virtuosa, os comportamentos positivos são amplificados, assim como o engajamento.
  • Maior sustentabilidade: com o trabalhador mais motivado a alcançar melhores resultados, a sustentabilidade da empresa é favorecida.
  • Menor rotatividade de colaboradores: quando o ambiente de trabalho é positivo, os trabalhadores se sentem mais à vontade para ali permanecer, interagir e produzir.
  • Diminuição de custos: com trabalhadores mais satisfeitos, a rotatividade, assim como os custos com turnover, diminui.

Agora que você já sabe como o relacionamento interpessoal, quando cultivado, pode beneficiar trabalhadores e empresas, vamos ao que interessa: como melhorá-lo na sua organização?

Dicas práticas para aprimorar o Relacionamento Interpessoal no ambiente de trabalho

Saber se relacionar é uma habilidade de inteligência emocional cada vez mais exigida no mercado de trabalho. Pensando nisso, separamos algumas dicas para auxiliar a manter bons relacionamentos interpessoais e atingir bons resultados. Confira.

Tenha autoconhecimento
O autoconhecimento é um dos principais fatores para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis. Sendo assim, entenda suas emoções, descubra sua maneira de trabalhar e incentive cada trabalhador a fazer o mesmo. Conhecer a si próprio é a melhor forma de manter um relacionamento saudável e maduro com os outros, além de ser essencial para desenvolver resiliência e aprender como agir em situações difíceis.

Crie um ambiente sem julgamentos
O ambiente de trabalho é formado por pessoas muito diferentes. Para que seja possível criar relações saudáveis e harmoniosas, é preciso livrar-se de preconceitos e saber escutar sem julgar. Neste caso, o mais importante é respeitar a individualidade de cada um.

Seja cordial
Tratar as pessoas com cordialidade é ser gentil e prestativo e demonstrar consideração pelo outro. Sendo assim, cultive a gentileza em seus relacionamentos: dê bom dia, atenda o telefone de maneira educada e agradeça pela ajuda de um colega.

Saiba ouvir
Quando for ouvir um colega, lembre que as pessoas são diferentes e podem ter opiniões diferentes. Assim, escute com atenção, esteja presente e, caso apareça um conflito, não leve para o lado pessoal. Em vez disso, trate o assunto de modo profissional, em uma reunião calma e cordial. Isto pode ajudar a evitar maiores discussões. 

Coopere
Ofereça ajuda quando necessário, sem desqualificar ou desmerecer o colega. Ao ser solicitada sua ajuda, seja gentil e faça com boa vontade. Além disso, sempre que precisar, peça e aceite ajuda. 

Tenha ética
A ética é um valor aprendido e praticado na vida de cada pessoa. Sendo assim, evite comportamentos que possam prejudicar outra pessoa ou que sejam considerados inadequados de acordo com as regras vigentes na sua empresa.

Desenvolva a empatia
Procure se colocar no lugar do outro. Considere suas opiniões, sentimentos e motivações e tente ajudar da melhor maneira que puder.

Saiba dar e receber feedbacks
Os feedbacks fazem parte do processo de autoconhecimento. Busque escutá-los com atenção e humildade para avaliar os aspectos pontuados e verificar onde é possível melhorar. Ao fornecer feedback a um colega, procure ser gentil e fazer seus apontamentos de maneira clara e construtiva para que a outra pessoa reconheça, na sua fala, uma oportunidade de melhoria.

Aprimorar os aspectos citados traz benefícios para todo o clima organizacional, pois melhora o Relacionamento Interpessoal na empresa. Como o Relacionamento Interpessoal é uma das principais bases para criar um ambiente agradável, é fundamental saber lidar com os outros, respeitar as diferenças, escutar o que o outro tem a dizer e se comunicar de forma clara e gentil para tornar o dia a dia no trabalho cada vez mais harmonioso e saudável.

Gostou do conteúdo? Então que tal dividir com seus colegas e começar a colocar em prática as dicas que trouxemos?

quarta-feira, 26 de Maio de 2021 - 11h11

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
14 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat