Você está aqui

Fatores psicossociais no trabalho: a saúde mental do trabalhador em alta

Com o cenário decorrente da pandemia do coronavírus, a saúde mental deve receber uma atenção especial no contexto das empresas, já que o isolamento e as novas configurações de trabalho podem impactar a saúde e a produtividade do trabalhador.

É responsabilidade dos diferentes setores de uma empresa colaborar para a manutenção da saúde psicológica dos seus funcionários. O RH, por exemplo, pode investir em treinamentos, palestras e cursos que contribuam para a saúde mental da equipe, além de fornecer informações qualificadas sobre transtornos mentais e promoção da saúde.

Criar formas de comunicação eficazes também é uma ótima opção. Não apenas mensagens escritas: a indicação de sites com informações relevantes é de suma importância, principalmente aqueles que ensinam a adotar estratégias de proteção pessoal e cuidados com os familiares mais próximos.

As lideranças podem colaborar ao reorganizar metas com suas equipes. Criar uma alternância entre os trabalhadores naquelas tarefas que desencadeiam maior estresse ou sobrecarga também é uma boa forma de ajudar. Dessa forma, os funcionários perceberão a preocupação com seu bem-estar e isso será determinante para que consigam manter a produtividade e a qualidade. Este é um bom exemplo de como gerenciar os fatores psicossociais em prol da saúde mental das equipes.

Confira no infográfico alguns cuidados que a empresa pode (e deve) ter não apenas neste momento.

Fatores psicossociais no trabalho

É importante que os gestores estejam atentos às mudanças de comportamento dos membros de sua equipe e procurem manter um canal de comunicação aberto com o objetivo de escutar, entender o que está acontecendo e oferecer o suporte necessário.

Nesse caso, deve-se buscar apoio do RH para solucionar as questões ou fazer o devido encaminhamento. Também é recomendado criar um canal de comunicação entre os membros para compartilhar mensagens positivas e de recuperação.

Além disso, a atenção aos próprios gestores é bastante importante, organizando estratégias de apoio para a saúde mental para garantir sua autogestão. Aqui, o RH também é fundamental.

Para que mais pessoas conheçam as medidas necessárias neste momento em relação aos fatores psicossociais, que tal compartilhar este conteúdo em suas redes sociais?

sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
16 + 3 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat