Você está aqui

No dia 25 de maio, é celebrado o Dia da Indústria, data escolhida em homenagem a Roberto Simonsen, considerado Patrono da Indústria. A partir de 2022, entretanto, a data celebra também outro marco histórico: o investimento da FIERGS, por meio do SESI/RS, de R$ 300 milhões na educação gaúcha. Esse investimento deixa claro que, cada vez mais, Indústria e Educação trilham caminhos compartilhados. 

O PAPEL DO SESI/RS NA EDUCAÇÃO GAÚCHA

Nos últimos anos, o Serviço Social da Indústria (SESI/RS) tem reforçado sua atuação na educação gaúcha, com a criação de escolas e a oferta de vagas no Ensino Médio, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Formação de Professores, na Educação Infantil e na Educação Continuada.

Atualmente, estudam no SESI/RS mais de 14 mil alunos, matriculados em estruturas educacionais instaladas em 33 municípios. As escolas SESI, por sua vez, estão presentes em cinco municípios: Gravataí, Montenegro, Pelotas, Sapucaia do Sul e São Leopoldo.

O resultado desse trabalho pode ser traduzido, no Ensino Médio, por indicativos como índices de evasão e reprovação próximos a zero, resultados de destaque no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e premiações em mais de cem eventos científicos no Brasil e no Exterior, além do reconhecimento do Ministério da Educação como uma das instituições mais inovadoras do país.

No que concerne à formação de professores, foram estabelecidas parcerias com diversas prefeituras, com a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  

2022: UM NOVO PATAMAR

A partir de 2022, esses números devem ganhar proporções maiores, motivados pelo investimento de R$ 300 milhões na Educação feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), por meio do SESI/RS. Trata-se do maior investimento em educação já feito pela instituição. Serão 2,4 mil novas vagas para estudantes e 300 novos empregos diretos.

Os valores serão destinados à criação de seis novas escolas, além da ampliação da unidade de Pelotas, a primeira a ser criada. O investimento também prevê a criação de um Instituto de Formação de Professores, em Porto Alegre, dedicado à capacitação de educadores das redes públicas e privadas.

EDUCAÇÃO PARA A VIDA

Paralelamente aos investimentos feitos na educação básica, o SESI/RS oferece possibilidades de aprimoramento contínuo dos trabalhadores, não apenas no que diz respeito aos conhecimentos técnicos, mas também aos aspectos socioemocionais e à saúde mental.

Para tanto, o portfólio de cursos do SESI apresenta diversas formações relacionadas a temáticas como comunicação, desenvolvimento pessoal, gestão e formação educacional, idiomas, liderança, informática, saúde e saúde mental.

Essas temáticas são de interesse do trabalhador e da indústria como um todo. De acordo com os dados da 16ª edição do Panorama do Treinamento no Brasil da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o setor industrial aumentou o olhar estratégico para as áreas de comunicação e habilidades interpessoais, pois derivam dessas áreas as características fundamentais que sustentarão a expansão tecnológica que a indústria 4.0 almeja.

O desenvolvimento em saúde e educação, por sua vez, contribui de forma significativa para o crescimento industrial, impactando não somente no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas relacionadas ao ramo da indústria e comunidade em geral como também nos resultados operacionais.

A indústria 4.0 precisa de lideranças com habilidades e competências relacionadas aos desafios do século XXI e que detenham um olhar estratégico sobre o seu maior recurso: o humano. Somente dessa forma será possível desenvolver times com o sentimento de pertencimento e de confiança no negócio e na gestão. Uma educação de referência, seja na educação básica ou na formação continuada, será a chave para esse novo patamar de mercado.

 

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre os cursos do SESI e ampliar seus conhecimentos nas temáticas acima mencionadas, acesse nosso site, https://educacaocontinuada.sesirs.org.br/, e inicie hoje mesmo seus estudos, afinal, educação e indústria têm tudo a ver.

quinta-feira, 26 de Maio de 2022 - 15h15

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
2 + 3 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat