Você está aqui

 

“Se quiser pôr a prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”.

Abraham Lincoln

Assumir uma posição de liderança traz diversas oportunidades, mas também representa desafios referentes às próprias capacidades e necessidades do líder e da equipe liderada. Estar preparado para uma liderança educadora possibilita atitudes proativas, desenvolve a autonomia do time e auxilia na conquista de resultados, tanto operacionais quanto pessoais.

 

O exercício da liderança

A liderança é uma característica genuína, ou seja, não pode ser imposta por regras ou hierarquias. Liderança pressupõe relação entre pessoas, e o líder precisa ser reconhecido como tal por aqueles que se inspiram e são influenciados por ele.

Essa é a origem do termo “liderança informal”: um profissional que não recebe os direitos formais da hierarquia para orientar ou influenciar outras pessoas, mas que, por reconhecimento, representa referência e inspiração.

Por outro lado, é importante entender que a influência de um líder formal não é garantida somente com a promoção.  A permanência na liderança depende de uma série de competências e habilidades técnicas que são desenvolvidas pelo líder por meio de conhecimento e experiências ao longo da sua trajetória pessoal e profissional.

Você, líder formal, pode conquistar o respeito e o reconhecimento dos seus liderados e modificar a forma como conduz a relação com o seu time. É sua responsabilidade desenvolver a equipe, comunicar-se de forma eficiente para facilitar o engajamento e a motivação das pessoas, tomar decisões que impactem de forma positiva os resultados e que conectem o time ao propósito organizacional.

 

O líder e as faces do poder

A palavra poder gera percepções diferentes para cada pessoa. Para algumas, tende a parecer sedutora e representar ambição e desenvolvimento. Para outras, no entanto, pode ter uma conotação negativa e parecer algo ruim ou arrogante.

A face negativa do poder geralmente é expressa em termos de domínio e submissão. Ter poder, nesse caso, implicaria ter poder sobre alguém. A liderança baseada na face negativa do poder considera pessoas como recursos a serem utilizados, de acordo com as necessidades, para executar uma determinada ação ou atividade.

Já a face positiva do poder é expressa pelo comprometimento com os propósitos da organização e das pessoas envolvidas. Isso implica exercer a influência “em favor de” e não “sobre” os outros. Os gestores que exercem seu poder de forma positiva influenciam e inspiram os membros da equipe a desenvolver os comportamentos e as competências necessárias para terem sucesso como integrantes da organização e como indivíduos.

 

O papel do líder coach

O objetivo principal da busca pelo poder não deve ser o de satisfazer as vaidades e as metas pessoais, mas o de obter maiores recursos, autonomia e capacidade de decisão para auxiliar a empresa e todos os colaboradores a atingirem seus resultados, direcionando-os às estratégias organizacionais.

Perceber o trajeto da liderança como um bem coletivo e educador é um olhar fundamental para as ações em equipe. O líder, mais do que ninguém, representa a orientação a ser seguida pelos membros da equipe, e deve partir dele o incentivo aos resultados vistos como um todo e não de maneira individual.

Existem diversas formas de exercer a liderança, visto que cada indivíduo tem suas particularidades, e cada ambiente parte de um contexto e exige uma conduta aplicada. Porém, saber usar corretamente táticas como empatia, feedback e autonomia dinamizam as relações de trabalho e melhoram a busca pelos resultados. Essas são características de um líder coach

 

Pensando nesses aspectos, como você, líder, tem olhado e orientado a sua equipe? Liderar com cuidado e atenção resulta em liderados que somam para a empresa e para si próprios.

O SESI/RS ajuda você a enfrentar os desafios da liderança moderna. Conheça nosso novo curso: Líder coach no link educacaocontinuada.sesirs.org.br/cursos/lider-coach.

segunda-feira, 13 de Junho de 2022 - 14h14

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
7 + 0 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat