Artigo recente da Harvard Business Review revela novas pesquisas que apontam os motivos pelos quais os funcionários pedem demissão, e porque as estratégias tradicionais de retenção, como bônus e benefícios genéricos, estão se mostrando cada vez menos eficazes.
A chave está na descoberta de que trabalhadores estão buscando algo muito mais significativo, relacionado ao crescimento pessoal, profissional e alinhado às suas expectativas.
Entender essas motivações, portanto, pode ser o diferencial para as empresas que desejam reduzir o turnover, aumentar o engajamento e construir um ambiente de trabalho que inspire o trabalhador a permanecer e rever a busca por nova oportunidade.
Um dos aspectos essenciais quando se fala em ambientes de trabalho saudáveis e abertos à escuta é a segurança psicológica. O conceito está vinculado aos relacionamentos, às interações com lideranças, gerentes, supervisores e colegas. De acordo com o relatório da Gallup, se 6 pessoas em cada 10 estiverem psicologicamente seguras no seu local de trabalho, há um potencial de redução do turnover de 27%.
Parte importante da identidade das pessoas, o trabalho pode ser fonte de satisfação, autoestima e colaborar no desenvolvimento de potencialidades, podendo ir muito além de fonte de subsistência. Por isso, cada vez mais, as empresas precisam voltar a sua atenção para a construção de ambientes de trabalho saudáveis.
COMO O SESI PODE APOIAR AS EMPRESAS
No cenário atual, reter talentos exige ir além das soluções tradicionais. Nesse sentindo e partindo de uma visão de saúde integral no ambiente de trabalho, o SESI oferece o programa de Desenvolvimento de Lideranças.
A solução prepara líderes para o autoconhecimento, reconhecendo competências e habilidades que impactam a sua saúde emocional, e desenvolvendo aspectos relevantes para a saúde mental e o bem-estar das suas equipes.
Acesse a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 051 8555 ou pelo whatsApp e saiba mais.
Deixe um Comentário