A coqueluche é uma infecção respiratória aguda, altamente transmissível e causada pela bactéria bordetella pertussis.
A doença compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por tosse seca no estágio agudo de uma crise.
Bebês menores de seis meses são os mais propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar a óbito.
No primeiro semestre de 2024, diversos países registraram um aumento de casos da doença. Segundo o Centro Europeu de Controle e Prevenção das Doenças, somente nos três primeiros meses de 2024, foram registrados na União Europeia mais de 32 mil casos de coqueluche em pelo menos 17 países, frente aos pouco mais de 25 mil registros do ano passado inteiro.
No Brasil, o Ministério da Saúde registrou neste ano, 115 casos da doença no início de junho. Em 2023, foram 217 no total do ano.
De acordo com nota técnica publicada pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações, o aumento de casos registrado em outros países, a partir de 2023, sinaliza que situação semelhante poderá ocorrer no Brasil dentro de pouco tempo.
Comentários
Obrigado por este post tão
Obrigado por este post tão importante e que pode nos lembrar sobre a importância das vacinas em nosso dia a dia.
Deixe um Comentário