Você está aqui

A associação entre a prevenção de acidentes de trabalho com a saúde mental é cada vez mais recorrente. Identificar e eliminar as ameaças visíveis faz parte da rotina de boa parte das indústrias e organizações, mas conhecer e fazer a gestão dos chamados fatores psicossociais é algo que precisa ser continuamente aprimorado.

Os fatores psicossociais são as interações entre o meio ambiente e as condições de trabalho, e refletem diretamente na saúde integral do indivíduo. Entre os fatores de proteção psicossocial estão os relacionados aos eventos, situações ou pessoas que propiciam apoio e fortalecimento ao trabalhador. Alguns deles são: a cooperação entre colegas, a comunicação clara e a chamada liderança positiva.

LÍDER EMPÁTICO, LÍDER ACOLHEDOR 

Exercer e influenciar bons relacionamentos no ambiente de trabalho é fundamental para um clima de trabalho positivo e saudável e gera inúmeros benefícios para todos, proporcionando mais autoconhecimento, respeito e satisfação. A liderança como fator de proteção, também conhecida como liderança positiva, tem como objetivo buscar uma relação mais humanizada, levando em conta fatores psicológicos e sociais. 

Sendo o líder a pessoa mais próxima do trabalhador é de extrema importância que ele esteja atento e preparado para identificar alguns riscos psicossociais, fazer a abordagem adequada, amparar em casos mais críticos e apoiar na prevenção de situações para que não se tornem problemas maiores no futuro.

COMO IDENTIFICAR SE SUA EQUIPE ESTÁ ENFRENTANDO PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE MENTAL?

Nem sempre é fácil saber se alguém está passando por um problema de ordem psicológica, como estresse, ansiedade ou depressão. Um aspecto importante a ser observado é se está ocorrendo uma mudança no comportamento ou se está apresentando alguns possíveis sinais, como por exemplo: dificuldade para cumprir a carga de trabalho, baixos níveis de concentração e foco, dificuldade de organização, baixa produtividade, alguma atitude negativa, mudanças na motivação. 

Sensibilizar e desenvolver as lideranças é de extrema relevância e integra o eixo principal de um conjunto de ações voltadas para a prevenção de acidentes do trabalho. Ao sentir-se bem e ciente do valor da sua atuação individual e coletiva, os trabalhadores desenvolvem suas atividades com a devida atenção, que é um dos fatores primordiais quando se fala em prevenção.  

GESTÃO COM EMPATIA  

A equipe de especialistas em Saúde Mental do SESIRS desenvolveu uma formação para líderes que desejam aprimorar suas habilidades e competências comportamentais, e criar ambientes mais saudáveis de trabalho. Acesse e saiba mais sobre o Desenvolvimento de liderança com foco em saúde mental

 

segunda-feira, 25 de Abril de 2022 - 16h16

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
12 + 2 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat