Você está aqui

Recentemente, a NR-5, norma que regulamenta diretamente assuntos sobre a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) passou por algumas transformações. Dentre todas as mudanças, uma das que mais exige atenção das empresas é a adequação da carga horária dos cursos de acordo com grau de risco no qual a empresa se enquadra.

Para começar, o que significa o grau de risco de uma empresa?

O trabalhador, ao executar suas tarefas, está exposto a alguns riscos ambientais no local de trabalho que, quando não controlados, podem resultar em acidentes e desenvolvimento de doenças ocupacionais ou do trabalho. Porém, essas condições variam de acordo com as atividades de cada empresa.

Para o enquadramento da empresa no que se refere ao grau de risco, é levado em consideração o CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Por meio dela, existe uma escala numérica de 1 a 4 para avaliar a intensidade de riscos para os trabalhadores.  Assim, fica mais fácil para o empregador entender e cumprir suas obrigações e responsabilidades, além de estar sempre em dia com as leis trabalhistas.

O que diz a nova NR-5 sobre a CIPA

Antes desta atualização, os membros da CIPA participavam de um único treinamento, com 20 horas de duração, independentemente do CNAE no qual a empresa está inserida e seu respectivo grau de risco. Agora, com a nova NR-5, a duração e a modalidade dos cursos são específicas para cada classificação.

  • Empresas com grau de risco 1 – 8h no total, 100% a distância
  • Empresas com grau de risco 2 – 12 no total, 8h a distância e 4h presencial
  • Empresas com grau de risco 3 – 16h no total, 8h a distância e 8h presencial
  • Empresas com grau de risco 4 – 20h no total, 12h a distância e 8h presencial

O SESI/RS está atento a todas as mudanças e já reestruturou por completo os cursos de CIPA, de acordo com a nova NR-5. Além de adequar a carga horária e o conteúdo, as aulas foram totalmente revitalizadas, deixando o treinamento mais dinâmico, moderno e com apoio de tutores que são referência no assunto.

Clique aqui e conheça o novo curso NR-5 (CIPA) do SESI, nos formatos híbrido e EAD, ou ligue para 0800 051 8555.
 

Terça-feira, 8 de Março de 2022 - 12h12

Comentários

Está de parabéns

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
4 + 5 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat