Você está aqui

O desastre climático vivido pelo povo gaúcho ampliou a procura pelo conhecimento a respeito de iniciativas de emergência. Durante os resgastes e no voluntariado em abrigos, pessoas leigas e sem qualificação técnica se viram com a necessidade de atuação para casos de emergência relacionados à saúde física e emocional.  

Os Primeiros Cuidados Psicológicos incluem tanto apoio psíquico quanto o social, por isso também o nome Primeiros Cuidados Psicossociais. Com informações simples e acessíveis, a abordagem contribui para que qualquer pessoa, leiga ou não, auxilie indivíduos e comunidades atingidas respeitando sua cultura, sua dignidade e sua história.

Dessa necessidade, a equipe de Saúde Mental do SESI-RS desenvolveu um vídeo que busca explicar de forma rápida alguns conceitos e dicas sobre como se deve atuar frente a cuidados psicológicos ou, de forma mais técnica, psicossociais. Confira e entenda melhor como ajudar:

SESI AO SEU LADO 

Com o objetivo de ajudar no cuidado com o trabalhador da indústria e toda a comunidade, o SESI-RS está trazendo esta e outras informações práticas para este momento tão desafiador. Os Primeiros Cuidados Psicológicos é uma delas.  

Nos cuidados junto à comunidade, SESI-RS está instalando pelo menos 80 tendas de campanha em 40 locais. Nelas uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais realizam atendimentos voltados para a saúde da população.  

Nesses locais o SESI-RS também apoia na gestão e na reorganização dos fluxos de atendimento de saúde assistencial e saúde mental, em conjunto com as redes locais e unidades móveis para atendimento.     

Conheça outras ações que estão auxiliando na retomada das indústrias e no cuidado com as pessoas, como o cadastro para recebimento de cestas básicas e a vacinação gratuita contra o Tétano, atendimentos gratuitos para trabalhadores via o SOS Psicossocial e a Análise Preliminar de Riscos que identifica e mitiga riscos no ambiente de trabalho.  Acesse SESI ao seu lado (sesirs.org.br)

 

quinta-feira, 13 de Junho de 2024 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
10 + 10 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat