Você está aqui

Em palestra no maior evento sobre saúde no trabalho do país, o médico e professor Eugênio Mussak ressaltou a importância de as empresas atuarem não só para tratar pessoas doentes e realizar campanhas de prevenção, mas também atuar na promoção da saúde, criando condições para que todos os funcionários possam ter qualidade de vida.  

"As empresas precisam cuidar de sua longevidade. Para isso, é preciso investir em clima organizacional, inovação constante e cuidar da saúde das pessoas que compõem a organização. Além disso, é fundamental desenvolver e conscientizar as lideranças de que a saúde é um bem precioso e deve ser cuidado", afirmou Mussak durante o Sesi Conecta Saúde deste ano.  

A promoção da saúde acontece, portanto, a partir de cuidados básicos, mas imprescindíveis nos ambientes laborais como, por exemplo, exercício físico e alimentação.

EXERCÍCIOS FÍSICOS E O COMBATE AO ESTRESSE

Segundo as novas diretrizes sobre atividade física e comportamento sedentário da Organização Mundial da Saúde, devemos praticar, no mínimo, de 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana, incluindo quem vive com doenças crônicas ou incapacidade.  

De acordo com especialistas que participaram da série de lives do Sesi Conecta Saúde,Conecta Talks, quando temos uma rotina de exercícios físicos, garantimos uma produção e um equilíbrio de hormônios e neurotransmissores relacionados ao bem-estar, maior e melhor capacidade de raciocínio, ativando o sistema de recompensa e ajustando a temperatura corporal.   

Além disso, segundo os mesmos especialistas, a prática regular de exercícios físicos, especialmente os aeróbicos (mas não exclusivamente) é capaz de promover alterações em nível cerebral como aumento do fluxo sanguíneo, crescimento neuronal e redução de processos inflamatórios. E todos esses processos estão intimamente relacionados ao estresse e a forma como ele se manifesta no corpo.   

Autoconfiança, concentração, determinação, e a elaboração de um plano de exercícios físicos junto a um profissional especializado, também auxiliam no combate ao estresse, pois fazem com que o indivíduo coloque seu foco e atenção em algo para si, no seu corpo e benefício próprio, e não em preocupações e problemas.

ALIMENTAÇÃO E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quando pensamos em alimentação e bem-estar, uma dieta pouco balanceada contribui não só para o ganho de peso e o sedentarismo como também para lapsos ou falta de memória, indisposição, irritabilidade e insônia.  

Alguns estudos já têm apontado uma associação entre dieta e saúde mental, mostrando que uma alimentação mais saudável está vinculada ao menor risco de sintomas depressivos, por exemplo. Uma das explicações é que grande parte dos transtornos mentais provocam uma inflamação no organismo. Assim como alguns alimentos também podem ser considerados inflamatórios.  

Além de levar energia para o corpo, fazendo com que as pessoas se sintam mais dispostas para as atividades rotineiras, uma alimentação balanceada e equilibrada também pode fortalecer o sistema imunológico, protegendo o organismo de doenças. E isso também está associado à saúde mental, uma vez que recuperar-se de situações estressantes do dia a dia exigem disposição física e uma boa imunidade.

EMPRESA FITNESS, NUTRICIONISTA IN COMPANY

A equipe de especialistas em Promoção da Saúde do SESI/RS desenvolveu serviços que facilitam, fomentam e integram a construção de uma cultura de segurança e saúde nas empresas. Confira as propostas Empresa Fitness, Ginástica Laboral, Consulta com Nutricionista in company e o Programa Nutricional em Grupo dentro da campanha do Sesi November. Acesse e saiba mais!

 

segunda-feira, 21 de Novembro de 2022 - 17h17

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
8 + 8 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat