Você está aqui

No Setembro Amarelo deste ano, o SESI-RS lança uma websérie com 4 episódios, propondo falar com diferentes públicos sobre prevenção ao suicídio.   

Você já passou por situações em que sentiu que precisava de ajuda, mas não teve a quem recorrer? Ou, em algum momento, algum colega de trabalho ou familiar demonstrou que precisava de ajuda e você se sentiu impotente por não ter entendido os sinais? 

Segundo a Psicóloga da área de Saúde Mental e Inovação do SESI-RS que conduziu o segundo episódio, Sayonara Dardengo, no ambiente de trabalho isto também pode acontecer. E ela alerta: “passamos a maior parte do dia nele, na correria do dia a dia, alguns sinais podem sim passar despercebidos. E a ajuda, que poderia ter sido oferecida nesse ambiente, não acontecesse”. 

Assista ao episódio e saiba mais:

COMO CRIAR UMA CULTURA DE SAÚDE MENTAL NO TRABALHO? 

Existem alguns comportamentos que podem ser indícios de que alguém possa estar precisando de ajuda no ambiente de trabalho, por exemplo: faltas recorrentes e inexplicadas, alterações abruptas no humor, comportamento e até aumento de queixas ou conflitos podem ser alguns deles.  

Para que uma organização fortaleça uma cultura voltada para a saúde mental dos trabalhadores, ações e iniciativas que envolvam o cuidado apoiado entre pares são alternativas que contribuem muito.

Capacitar pessoas para identificarem e diferenciarem indícios e sintomas de transtornos mentais, instrumentalizando-as para agir em uma situação de emergência ou necessidade de intervenção em caso de vulnerabilidade emocional, promove essa cultura do cuidado e da prevenção

PREPARO NA CONDUÇÃO DE EMERGÊNCIAS

Conheça a formação de brigadistas psicossociais do SESI-RS, e prepare suas lideranças e equipes para lidarem com situações de emergência no ambiente de trabalho. Acesse e confira! 

sexta-feira, 1 de Setembro de 2023 - 15h15

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
11 + 7 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat