Você está aqui

O Programa Sesi Crescendo com Arte iniciou as apresentações da temporada 2015. O espetáculo Lili inventa o Mundo, sucesso de bilheteria e alvo de inúmeras premiações do gênero, como o Tibicuera e Quero-Quero foi apresentado dia 27 de abril, no Teatro do Sesi. A peça, adaptada do livro do poeta Mário Quintana, foi assistida por 2.265 crianças em duas sessões. O programa visa dar oportunidade às crianças à vivência com a arte, à informação, ao desenvolvimento do gosto estético e ao aprimoramento da sensibilidade. 
 
Os atores contam as histórias e os poemas de Mário Quintana através do mundo de faz-de-conta de uma menina chamada Lili: o vovô que espera o café da manhã, as cidadezinhas e ruas desconhecidas, o tempo, o vento, as estações do ano e os animais. A composição do trabalho, por meio da trilha sonora, envolve variação de timbres, instrumentos e ritmos, o que fez os pequenos alunos se encantarem e se divertirem na plateia.  
 
O pequeno Thaylor, de 8 anos, conheceu pela primeira vez o teatro. Com um sorriso no rosto, o aluno do 2º ano da Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Padre Léo Seibel, de Alvorada, contou que se divertiu muito “quando os atores imitaram bichinhos. Eu dei risada, bati palma e assobiei”, disse Thaylor. Priscila, 7 anos e colega de Thaylor, também saiu encantada com a peça. “A parte que eu mais gostei foi quando eles cantaram. Se eu pudesse, gostaria de participar de teatro”, comentou a aluna. A professora Rosângela, da mesma escola de Thaylor e Priscila, destacou a iniciativa. “Em uma realidade de dificuldades como enfrentamos, o teatro é um grande incentivo para as crianças. Pelo teatro, os alunos têm um meio de aprendizagem”, explicou a professora.
 
Débora Rodrigues, atriz que interpreta Lili, disse que trabalhar com o público infantil “é uma grande experiência, porque as crianças são um grande termômetro da nossa atuação, pela espontaneidade das reações na plateia”. Débora, que atua há mais de vinte anos no teatro, conta que a peça “Lili inventa o Mundo” possibilita por meio de “poesias tocantes, traduzir em imagens e vivenciar a poesia de Mário Quintana”. 
 
Criado em 1997, o Programa Sesi Crescendo com Arte desenvolve ações educativas gratuitas, dirigidas a crianças e adolescentes. Desde então, deu oportunidade para este público entrar em contato com diversos espetáculos artísticos, favorecendo o desenvolvimento sociocultural, despertando o interesse pela arte e contribuindo para a formação de uma plateia participativa e crítica. Em 2014, o programa ganhou o Top Cidadania da ABRH-RS. 
 
 
Foto: Dudu Leal 
Publicado Terça-feira, 28 de Abril de 2015 - 16h16