Você está aqui

Sua empresa deseja atrair e manter profissionais de alta performance, a fim de alcançar um lugar entre as melhores organizações para trabalhar? Já pensou em transformar o incentivo ao esporte em parte da sua rotina corporativa e aproveitar os benefícios gerados por essa atitude?

Agência Brasil divulgou os dados da pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e constatou que 18,9% dos brasileiros já enfrentam a obesidade. O sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Esses altos índices causam preocupação tanto em relação ao bem-estar das pessoas quanto com suas vidas profissionais.

Por meio de mudanças de atitude e hábito, as companhias valorizam seus colaboradores quando estimulam a prática de algum exercício físico. Isso é uma forma de proporcionar melhoria não só na qualidade de vida, mas também na produtividade e no desempenho deles.

Continue a leitura e entenda como o incentivo ao esporte pode ser benéfico para as empresas.

Qual é a importância do esporte para as empresas?

Os benefícios das atividades físicas para a saúde são óbvios. Mas a prática também tem efeito direto no ambiente profissional. Além de melhorar a qualidade de vida, o estilo saudável gera resultados na economia, na produtividade e no lucro das empresas.

Muitas companhias já compreenderam essa relação e se esforçam para proporcionar opções para que os colaboradores se interessem e comecem a praticar algum esporte. Isso pode ser feito tanto dentro da própria organização quanto em espaços de parceria.

A corrida, por exemplo, é uma prática que faz com que eles desenvolvam mais disposição no cotidiano, além de fortalecer o espírito de equipe. Esse estímulo à saúde também demonstra que a empresa está preocupada com o bem-estar de seus funcionários, efetivando seu papel social de cuidar da boa disposição física e mental de todo o time.

Outro ponto importante é a clara diminuição das ausências por motivos de doença e de afastamentos mais longos. Acompanhar periodicamente a saúde promove a prevenção e possibilita o diagnóstico precoce e preciso de enfermidades graves.

Como o excesso de peso pode prejudicar a vida profissional?

Em alguns casos, o excesso de peso pode deixar o profissional ofegante e cansado, demonstrando uma fraqueza na saúde. A obesidade pode, muitas vezes, estar atrelada a doenças como colesterol elevado, diabetes e pressão alta, além de ser relacionada ao sedentarismo.

Isso pode influenciar diretamente na produtividade no trabalho. Uma saúde frágil, combinada com maus hábitos físicos e alimentares, influencia de forma direta na quantidade de faltas dos funcionários. Esses pontos são prejudiciais à vida profissional. As empresas acabam gastando mais com esses colaboradores, e a eficiência geral da equipe pode ficar comprometida.

Por isso, o incentivo ao esporte é tão necessário. Ter uma regularidade nos treinos e cuidar da alimentação são atitudes que permitem que o profissional conheça outras pessoas, e podem influenciar em sua carreira de forma benéfica.

Quais são as vantagens do incentivo ao esporte para as empresas?

Quanto mais ativos e felizes os funcionários estão, melhores serão os resultados da companhia. Tudo que os gestores querem é que seus colaboradores sejam produtivos e deem o melhor de si no trabalho. O incentivo ao esporte e à manutenção de hábitos de vida saudáveis deve fazer parte da rotina empresarial.

Conheça a seguir os principais benefícios dessa atitude para as organizações.

Melhora a imagem

Quando a prática de exercícios físicos é estimulada, os funcionários que valorizam esse tipo de benefício passam a ver a companhia de maneira positiva. Assim, tanto a imagem corporativa quanto o clima organizacional melhoram.

Além disso, a empresa demonstra cuidado e comprometimento com os colaboradores, simplificando a atração e a fidelização do funcionário. As organizações que se preocupam com a saúde de suas equipes são capazes de manter sua mão de obra ativa e saudável, facilitando a retenção de talentos.

Diminui os acidentes

O incentivo ao esporte reduz a quantidade de acidentes no trabalho. Dessa forma, é possível cortar custos com faltas, assistência médica e atrasos, além de evitar gastos com colaboradores afastados — seja por problemas com lesões, esforços repetitivos ou doenças. Como estão motivados e com a saúde em dia, os funcionários rendem mais e superam as metas.

Desenvolve habilidades de liderança

Os esportes coletivos, como basquete, futebol e vôlei, são ideais para o desenvolvimento de características de liderança. Além disso, os jogadores tendem a ser mais competitivos, dedicados e obstinados.

Com a oportunidade de treinar, competir, ganhar ou perder, as pessoas que praticam atividades esportivas são naturalmente mais predispostas a adotar uma mentalidade de trabalho em equipe, seja no ambiente de trabalho, seja em situações sociais.

Reduz o estresse e a depressão

Pessoas fisicamente ativas distraem a mente dos estresses diários. Isso evita que elas se prejudiquem com pensamentos negativos. Os exercícios também reduzem os níveis de hormônios do estresse no corpo e, ao mesmo tempo, estimulam a produção de endorfinas — responsáveis pelas sensações de prazer e de bem-estar.

Assim, os funcionários ficam mais bem-humorados e mantêm o estresse e a depressão bem longe. As endorfinas também deixam as pessoas relaxadas e otimistas após um treino intenso.

Melhora a concentração

Praticar algum esporte regularmente ajuda a manter as principais habilidades mentais reguladas e afiadas — o que tende a diminuir com a idade. Isso engloba pontos essenciais para a vida profissional, como aprendizado, pensamento crítico e bom senso.

Para gerar esses benefícios, a prática esportiva deve ser frequente, mas não precisa ser intensa. É interessante que sejam escolhidas atividades que trabalhem a parte aeróbica e de fortalecimento muscular, pois são especialmente mais eficientes nesse aspecto.

O treinamento deve ser feito de três a cinco vezes por semana, com duração mínima de 30 minutos. Assim, as empresas já percebem funcionários mais concentrados e com uma memória melhor.

Empresas que aderem ao incentivo ao esporte se mostram mais competitivas, modernas e preocupadas com o bem-estar e a produtividade dos seus colaboradores. E os profissionais que aproveitam os benefícios das atividades físicas apresentam resultados positivos nos campos pessoais e profissionais, ganhando mais saúde e energia.

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de complementar a leitura! Entenda como aumentar o engajamento dos funcionários e quais ações devem ser propostas!

Terça-feira, 4 de Dezembro de 2018 - 11h11

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
3 + 9 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat