Você está aqui

Alinhar a equipe e manter as entregas dentro do prazo são objetivos de qualquer empresa, afinal, os benefícios são incontáveis para todos os envolvidos. A produtividade alta, no entanto, não acontece sem planejamento e organização.

Ao contrário do que possa parecer, a produtividade não é resultado apenas dos esforços do colaborador. Ela também depende das ações corretas por parte dos gestores, que precisam avaliar constantemente a satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho, entre outros aspectos.

O que podemos fazer para aumentar a produtividade no trabalho? Listamos aqui quatro dicas preciosas que vão ajudar você nessa missão. Confira a seguir!

1. Estabeleça objetivos claros

Para caminhar na direção correta, devemos saber qual é o ponto de chegada, certo? Da mesma forma, as metas da empresa não podem ser secretas ou confusas. O colaborador precisa ver com clareza o que a organização espera dele, qual é o objetivo final e como ele é capaz de contribuir para o sucesso do projeto.

Com metas delineadas, os colaboradores conseguem desenhar seus próximos passos e saber exatamente o que devem fazer e o resultado que precisam alcançar. Além de aumentar a motivação, essa estratégia diminui as falhas na comunicação e possibilita a independência do funcionário.

2. Ofereça oportunidades de desenvolvimento

A motivação é uma grande aliada da produtividade: uma está diretamente ligada à outra. Colaboradores que veem possibilidades de desenvolvimento dentro da empresa tendem a trabalhar muito mais pelo seu sucesso. Afinal, se o negócio cresce, todo mundo ganha.

Por isso, é muito importante oferecer um plano de carreira, investir na formação dos funcionários, dar treinamentos e capacitações e possibilitar a troca de experiência entre os funcionários em diferentes cargos e funções. Sempre mostre ao colaborador que a empresa e ele trabalham em conjunto para o sucesso de ambos.

3. Elabore programas de incentivo

Um cartaz colado na parede com um baú desenhado e uma trilha para chegar ao tesouro. Ao lado, uma lista de tarefas que valem pontos. A cada quantidade de pontos acumulada, dá-se um passo à frente na trilha até o baú. Consegue imaginar?

Pode parecer uma brincadeira, mas é uma possibilidade de incentivo para os colaboradores, principalmente se o prêmio do baú for um benefício que todos almejam. Quando trabalhamos por algo que queremos, tendemos a colocar esforço na tarefa, realizando-a melhor e mais rápido.

4. Receba e forneça feedback

Por fim, para que a empresa se mantenha produtiva, é preciso que o clima organizacional vá bem. Saber o que os colaboradores pensam e como se sentem em relação às metas e objetivos é tão importante quanto conversar com eles sobre seu desempenho.

Criar uma cultura de feedback diminui a distância entre a companhia e os colaboradores, melhorando o alinhamento e a comunicação. Além disso, é uma forma de demonstrar empatia.

Esses quatro pontos são muito importantes tanto para o crescimento da empresa quanto para sua sobrevivência em momentos de crise. Desenvolvê-los não só melhora a produtividade no trabalho, como traz vários outros benefícios.

Quer continuar acompanhando nossos conteúdos? É fácil, estamos presentes nas redes sociais! Você pode seguir nossa página no Instagram, no YouTube, no LinkedIn e no Facebook!

sexta-feira, 15 de Março de 2019 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
4 + 8 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat