Você está aqui

É fácil notar o impacto positivo que uma noite bem dormida provoca em nosso dia: nos sentimos dispostos, bem-humorados e com mais energia. De fato, a duração e qualidade do sono têm grande influência sobre nosso bem-estar. Isso porque dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: nesse período, ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo organismo.

Dormir bem é um dos três pilares fundamentais para ter boa saúde, ao lado de uma dieta equilibrada e da prática regular de exercícios. Nesse post, separamos os principais problemas que prejudicam o sono e algumas ações que podem ajudar a melhorá-lo. Acompanhe!

Distúrbios de sono mais comuns

Ocasionalmente, é normal haver noites em que a qualidade do sono não é ideal. Por exemplo, quando algum barulho da rua nos impede de dormir, ou devido à expectativa de algum acontecimento importante no dia seguinte. No entanto, alguns distúrbios são crônicos ou recorrentes e precisam de tratamento. Conheça os principais:

Narcolepsia

Caracteriza-se pela sonolência excessiva. A pessoa que sofre de narcolepsia tende a dormir em qualquer hora e lugar. Também é uma doença de causa genética e pode ter relação com outros distúrbios do sono.

Apneia

Consiste em paradas respiratórias durante o sono, causadas por uma diminuição no espaço da faringe (tubo pelo qual entra o ar que respiramos). É muito frequente em quem ronca e pode levar a uma série de consequências, entre elas a sonolência ou o cansaço durante o dia, falta de energia, irritabilidade e dificuldade de concentração.

Bruxismo

Quem sofre de bruxismo range os dentes de forma inconsciente enquanto dorme. Algumas vezes o problema pode ser dental, mas geralmente é um distúrbio do sistema nervoso. Para minimizá-lo, durante o dia, a pessoa deve contrair as mandíbulas por um período de 5 a 10 segundos, e relaxá-las durante 5 segundos. Esse procedimento deve ser repetido dez vez por dia.

Insônia

É a dificuldade para dormir. A insônia atinge um a cada três adultos, e a pessoa insone não consegue dominar o cansaço e obter o descanso necessário.

A importância da qualidade do sono

É fundamental lembrar que o equilíbrio na quantidade de horas dormidas é essencial para o bem-estar. Dormir pouco é prejudicial à saúde: quem tem como rotina dormir menos de seis horas por dia está mais sujeito a enfrentar problemas psiquiátricos, tem maior risco de infarto e de AVC (acidente vascular cerebral). Por outro lado, dormir demais também não é recomendado. Ter mais de nove horas de sono por dia pode aumentar o risco de desenvolver doenças clínicas, como hipertensão e diabetes, e doenças psiquiátricas, como depressão e ansiedade.

Ainda assim, a falta de sono costuma ser mais recorrente do que o excesso, principalmente entre adultos. As consequências desta privação são muitas:

  • dificuldades de atenção e reação;
  • diminuição de memória e concentração;
  • mau-humor, depressão;
  • dificuldade de conclusão de tarefas;
  • dificuldades psicossociais;
  • consumo aumentado de recursos de plano de saúde;
  • doença cardiovascular;
  • diabetes;
  • ganho de peso;
  • incidência de dor;
  • risco de lesões e quedas.

 

Dicas para dormir melhor

Ter a qualidade do sono adequada depende dos hábitos que praticamos no dia a dia. A boa notícia é que são ações muito simples. Confira:

  • Tenha uma rotina: mantenha o mesmo horário para dormir e para levantar;
  • Pratique atividade física: faça exercícios diariamente, por pelo menos 20 minutos. No entanto, evite a prática antes do horário de dormir;
  • Os cochilos diminuem a sonolência e melhoram o estado de alerta e o humor. Porém, se você tem problemas para dormir, é recomendado diminuir os cochilos durante o dia;
  • Hidrate-se: ingira, pelo menos, dois litros de água por dia;
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco: a nicotina é ainda mais estimulante que a cafeína;
  • Alimente-se bem: não coma em excesso antes de dormir, mas também não durma com fome;
  • Relaxe: tente esquecer os problemas e responsabilidades na hora de dormir. Tomar uma ducha, ler um livro ou ouvir uma boa música podem ajudar muito a conciliar o sono;
  • Não assista à televisão ou utilize o celular antes de dormir, pois a luz das telas é estimulante;
  • Só vá para a cama quando achar que vai dormir: associe a cama e o quarto ao sono;
  • Procure dormir em ambientes silenciosos e escuros.

 

Qualidade do sono e desempenho profissional

Como já comentamos, dormir bem é essencial para desempenhar as tarefas do dia a dia plenamente, e isso inclui as atividades laborais. Atenção, concentração e disposição são imprescindíveis para qualquer trabalho.

Nas indústrias, a qualidade do sono dos trabalhadores é fundamental para manter a equipe produtiva e evitar acidentes. Sabendo disso, o SESI-RS criou o programa Sono Saudável. Seu objetivo é avaliar a qualidade do sono dos trabalhadores e propor ações de melhoria, contribuindo para uma maior produtividade da empresa. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

Entendeu a importância do sono para manter uma vida saudável? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso!

sexta-feira, 22 de Março de 2019 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
5 + 3 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat