Você está aqui

Você é feliz no seu trabalho? Por quê? Se fizermos essa pergunta para um grupo de pessoas, provavelmente receberemos respostas muito diferentes. Simplesmente pelo fato de que a felicidade, inclusive a felicidade no trabalho, é subjetiva. Ou seja, a percepção varia de pessoa para pessoa, e depende de uma série de fatores que compreendem história de vida, habilidades, valores, aspirações, entre outros.
No entanto, algumas questões que interferem na felicidade vão além da esfera individual, como o ambiente profissional. Por isso, neste conteúdo falaremos sobre a importância da felicidade no trabalho e seus benefícios para o bem-estar geral do indivíduo e da organização. Acompanhe!

O conceito de felicidade no trabalho

De acordo com o dicionário, felicidade é o estado da pessoa satisfeita e contente, ou uma situação em que há sucesso. Assim, podemos dizer que a felicidade no trabalho é uma resposta às emoções e pensamentos positivos decorrentes da atividade laboral. Então, consideramos que os trabalhadores que se sentem felizes são aqueles que estão satisfeitos com a sua atividade e com o ambiente em que estão inseridos.
Contudo, apesar de muitas vezes idealizarmos um estado pleno e permanente de felicidade no trabalho, a satisfação com ele e as respostas dele decorrentes são variadas e transitórias. Isso significa que a felicidade nem sempre está em destaque, mas ainda assim ela pode estar no seu trabalho.

O que nos torna felizes profissionalmente?

Uma pesquisa publicada pela Harvard Business Review em 2014, realizada com aproximadamente 4.200 profissionais de todo o Brasil, mostrou que a principal motivação no trabalho é ter um propósito. Uma verificação preliminar desse estudo mostrou que, para aproximadamente 73% desses trabalhadores, a satisfação diária com o seu trabalho é um dos componentes fundamentais da definição pessoal de sucesso. Esse estudo apresentou três principais motivos de felicidade para os trabalhadores: orgulho de sua empresa, tratamento de igualdade e respeito e valorização profissional. Ou seja, os motivos estão embasados na importância das relações no trabalho.

Benefícios da felicidade no trabalho

Além de a felicidade ser fundamental ao bem-estar e à saúde mental do ser humano, sabemos que pessoas felizes trabalham melhor e, consequentemente, se engajam mais. Assim, percebe-se que as pessoas felizes no trabalho costumam manifestar com mais frequência alguns comportamentos:

• Resiliência para o enfrentamento dos desafios;
• Desejo de permanecer na empresa;
• Aumento da produtividade e da qualidade das entregas;
• Cooperação;
• Inovação e criatividade;
• Hábitos saudáveis.

Isso é positivo tanto para o trabalhador como para a empresa. Por isso, ambos podem contribuir para que a felicidade esteja presente com mais frequência no trabalho.

Percebendo felicidade no ambiente profissional

Um olhar mais positivo sobre o trabalho é fundamental para que a satisfação seja percebida. Mas como fazer isso? Não é do dia para noite: requer exercício, como qualquer mudança de comportamento. Algumas atitudes podem ajudar:

  • Busque valorizar sua trajetória e suas conquistas;
  • Conheça seu propósito, o que gosta e o que sabe fazer;
  • Compare-se menos e respeite mais as suas habilidades;
  • Busque o apoio dos colegas e ajude-os também;
  • Tire lições de aprendizado dos conflitos e dificuldades;
  • Mantenha o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Como foi dito, esse esforço não deve ser unilateral: tanto os trabalhadores como as empresas podem promover um ambiente que favoreça e fortaleça a positividade. O estímulo ao desenvolvimento profissional, a valorização das habilidades individuais, o reconhecimento das pessoas, o incentivo às relações, o respeito, a comunicação transparente e a celebração das conquistas são ações que enriquecem o ambiente e contribuem para um local de trabalho mais feliz. E você, já pensou em como pode contribuir para a felicidade no trabalho?

Esse texto foi útil para você? Para receber mais conteúdos como este, assine nossa newsletter!

quinta-feira, 4 de Abril de 2019 - 10h10

Deixe um Comentário

CAPTCHA
This question is for testing whether or not you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.
1 + 1 =

Precisando de ajuda?

Por onde prefere falar conosco?

Whats

Chat